Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

UPH Zona Oeste retoma atendimento em geral

Unidade tinha sido transformada em Centro de Estabilização Covid

09 de Setembro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
UPH deverá atender 15 mil pessoas por mês.
UPH deverá atender 15 mil pessoas por mês. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (8/9/2021))

Dezenas de pessoas procuraram por atendimento logo após a reabertura da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Oeste no início da tarde de ontem (8). A UPH Zona Oeste reabriu ao meio-dia para toda a população com consultas médicas para adultos e crianças, além do serviço de odontologia de urgência. A unidade deverá atender cerca de 15 mil pessoas por mês.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, com a redução de internados, de casos e óbitos da Covid-19, a UPH Zona Oeste passou a funcionar 24 horas por dia. A unidade de saúde tinha sido transformada em Centro de Estabilização Covid.

Antes de reabrir para o atendimento geral da população, a UPH Zona Oeste passou por reforma para a instalação da rede de gases medicinais. Conforme a Secretaria da Saúde (SES), além dessa melhoria deixada para a unidade de saúde municipal e os cidadãos, outros inúmeros equipamentos, tais como respiradores, macas, entre outros, permanecem na unidade para atender a população.

Já de acordo com a Prefeitura de Sorocaba, a reabertura da unidade foi possível, após o Instituto Prius passar a realizar a gestão da UPH Zona Oeste.

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, visitou o local no período da tarde e disse que além da UPH Zona Oeste, na semana passada, a região também passou a contar com atendimento 24 horas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Júlio de Mesquita (Sorocaba 1). “Com a pandemia mais controlada, aos poucos, estamos voltando com os demais atendimentos de saúde para a população. E em breve iniciaremos mutirões de saúde para atender a demanda reprimida na área da saúde, por consultas, exames e outros procedimentos”, destaca.

Segundo a Secretaria da Saúde (SES), a estimativa é que a UPH Zona Oeste atenda cerca de 15 mil pessoas por mês.

A dona de casa Andréia Martins levou a filha de quatro anos que estava com dor de garganta para atendimento pediátrico mo loca. Ela disse que esperou cerca de 20 minutos e logo a filha foi chamada. “Achei muito bom que voltou o atendimento geral para a população, pois estava fazendo falta. Moro perto e sem o atendimento aqui a gente tinha que ir em outras unidades mais distantes”, afirma.

O administrador de empresas Luis Henrique Costa, também buscou atendimento pediátrico para a enteada na tarde de ontem. Ele disse que no início houve um problema com as senhas, mas depois foi resolvido e a enteada chamada para atendimento. “Moro no Carandá e viemos aqui em busca do atendimento pediátrico”, conta.

UBS Simus

A UBS do Jardim Simus também volta a atender a população em geral hoje (9), após atuar como Unidade Sentinela Covid desde março, assistindo pacientes com suspeita e confirmação da Covid-19.

Conforme a Prefeitura de Sorocaba, o objetivo da mudança é promover sempre mais acesso à Rede Municipal de Saúde na cidade de Sorocaba. Segundo a SES, os atendimentos Covid continuam sendo realizados nas UPHs Norte , Leste e Oeste, além da UPA Éden e dos PAs Laranjeiras, Carandá, Brigadeiro Tobias e Sorocaba I.

Além disso, a pasta municipal informa que os atendimentos não Covid, como consultas médicas para Pediatria, gestantes e às pessoas com queixas, prescrição de receitas de medicamentos de uso contínuo, distribuição de remédios e vacinação, continuam em 30 UBSs da cidade, contando, agora, também com a UBS Simus; Angélica; Aparecidinha; Barão; Barcelona; Brigadeiro Tobias; Cajuru; Carandá; Cerrado; Escola; Habiteto; Haro; Laranjeiras; Márcia Mendes; Maria do Carmo; Maria Eugênia; Mineirão; Nova Esperança; Nova Sorocaba; Paineiras; Lopes de Oliveira; Sabiá; Santana; Sorocaba I; Ulisses, Wanel Ville, Vitória Régia, Éden, São Bento, Hortência, Fiori e Simus. Os horários e endereços de cada UBS podem ser consultados pelo link: https://servicos.sorocaba.sp.gov.br/selu. (Ana Cláudia Martins)