Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Sorocaba vacina 636 idosos com terceira dose nesta terça-feira (7)

Secretaria de Saúde de Sorocaba ainda não divulgou as próximas datas e faixas etárias do reforço vacinal

07 de Setembro de 2021 às 16:08
Ana Claudia Martins [email protected]
Foram vacinados os idosos que já tinham tomado as duas doses do mesmo imunizante até o dia 7 de março
Foram vacinados os idosos que já tinham tomado as duas doses do mesmo imunizante até o dia 7 de março (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (7/9/2021) )

Matéria atualizada à 0h01 desta quarta-feira (8)

Sorocaba iniciou nesta terça-feira, feriado de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, o reforço vacinal em idosos de 90 anos ou mais. A imunização ocorreu das 7h às 13h, na Igreja Universal do Reino de Deus (unidade Centro), que fica na avenida Dr. Afonso Vergueiro, 555, com a aplicação da 3ª dose da Coronavac/Butantan. Ao todo, foram 636 pessoas vacinadas nessa faixa etária.

Somente foram vacinados os idosos que já tinham tomado as duas doses do mesmo imunizante até o dia 7 de março. O movimento foi tranquilo no único local de vacinação em Sorocaba.

Odete de Oliveira, 91 anos, foi levada pela filha até o local da imunização para tomar a 3ª dose da Coronavac. Ela disse que não teve Covid-19 e acha importante fazer o reforço vacinal.

João Carioca, 94 anos, também tomou a 3ª dose da Coronavac. O idoso disse que a dose de reforço é importante para evitar pegar a doença. “Não tive Covid-19 e tomei as duas doses. Então, é importante se prevenir, já que foi recomendado tomar mais uma dose”, disse.

Segundo a Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, para essa dose adicional é preciso o intervalo mínimo de seis meses, conforme orientação do governo estadual. A pasta municipal ressalta que não estão sendo usadas doses da Coronavac dos lotes que foram suspensos temporariamente pela Anvisa.

Nesta terça-feira (7), também teve posto de vacinação para os munícipes que chegarem a pé ou pelo transporte público. Para ser imunizado foi obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e do comprovante de aplicação da primeira e da segunda dose.

Além disso, os idosos tiveram que apresentar o número do CPF ou o documento, assim como um comprovante de residência, para que somente moradores da cidade fossem vacinados. A SES ainda não divulgou as próximas datas e faixas etárias do reforço vacinal com a aplicação da 3ª dose para idosos.

Reforço começou na segunda-feira (6)

O reforço vacinal com a aplicação da 3ª dose começou em todo o Estado na segunda-feira (6). Segundo o governo paulista, o Plano Estadual de Imunização (PEI) orientou que os municípios apliquem o imunizante que estiver disponível nos postos de vacinação, conforme indicação do Comitê Científico do Estado de São Paulo.

A primeira fase do reforço vacinal é focada na imunização de quem tem 60 anos ou mais e que tomou a segunda dose há mais de seis meses, ou seja, em fevereiro e março. Além disso, serão imunizados imunossuprimidos, a partir de 18 anos.

Os grupos serão escalonados por faixas etárias e priorização dos mais velhos. Em setembro, até o dia 12 receberão a dose adicional quem tem 90 anos ou mais. Dando sequência, entre 13 e 19 de setembro, serão imunizados idosos na faixa etária de 85 a 89 anos.

Nos dias 20 e 26, as doses estarão disponíveis para os que têm de 80 a 84 anos. Também estão inclusos neste período os adultos imunossuprimidos, como pacientes em tratamento de hemodiálise, quimioterapia, HIV, transplantados, entre outras pessoas em alto grau de imunossupressão.

Neste caso, a dose adicional será aplicada pelo menos 28 dias após a data da conclusão do esquema vacinal, seja pela segunda dose (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) ou por dose única (Janssen).
A partir do dia 27, até 3 de outubro, serão contempladas pessoas na faixa de 70 a 79 anos. Concluindo esta fase ainda no mês de outubro, serão alcançados os idosos de 60 a 69 anos entre os dias 4 e 10.

Balanço das vacinas

Em Sorocaba, 821.928 doses das vacinas contra a Covid-19 já foram aplicadas na população, sendo 543.325 da primeira aplicação, 259.928 da segunda dose, 18.039 da dose única e 636 da terceira aplicação.

Segundo a projeção populacional da SEADE (Fundação Sistema Estadual de Análise e Dados), há 519.385 pessoas da população adulta (a partir dos 18 anos) em Sorocaba. Dessa forma, a porcentagem de adultos imunizados com, pelo menos, uma dose na cidade já chega a 108,08% (561.364 pessoas) e com a segunda dose e mais a dose única, 53,51% (277.967 pessoas).

Até o momento, o município recebeu do Governo do Estado de São Paulo um total de 916.243 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 344.045 da AstraZeneca (Oxford), 406.337 da CoronaVac (Sinovac), 147.822 da Pfizer e 18.039 da Janssen. (Ana Cláudia Martins)