Buscar no Cruzeiro

Buscar

Feriado da Independência

Sorocaba teve Ato Cívico e atividades gratuitas para a população

Ato Cívico e atividades ocorrem das 8h às 11h no Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

07 de Setembro de 2021 às 13:20
Cruzeiro do Sul [email protected]
O feriado em comemoração aos 199 anos da Independência do Brasil começou na manhã de ontem, às 8h, com a realização de um Ato Cívico.
O feriado em comemoração aos 199 anos da Independência do Brasil começou na manhã de ontem, às 8h, com a realização de um Ato Cívico. (Crédito: Secom/Sorocaba)

Em Sorocaba, o feriado em comemoração aos 199 anos da Independência do Brasil começou na manhã de ontem, às 8h, com a realização de um Ato Cívico, no Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

A solenidade contou com a participação da Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior (CPI-7), da artista sorocabana Tereza Baddini, que interpretou o Hino da Independência, além da poetisa Ana Cristina Rodrigues.

Todos os protocolos sanitários preventivos à Covid-19 foram cumpridos no local e, após o Ato Cívico, a Orquestra de Violas “José Franco” se apresentou no local. Além disso, o parque contou, das 8h às 11h, com diversas atividades promovidas por algumas secretarias municipais. Civismo, cultura, lazer, esporte e saúde, tudo em um mesmo local.

Tendas foram montadas no Parque das Águas para abrigar as atividades para os diversos públicos. Na área esportiva, houve oficinas de artes marciais, xadrez, badmington e de capoeira, realizadas pela Secretaria de Esportes e Lazer (Semes).

Já, a Secretaria da Educação (Sedu) promoveu a oficina “Inventários da Natureza”, basicamente, de confecção de mandalas com folhas secas, galhos, sementes e outros elementos naturais. Aliás, essa foi a atração escolhida pelo garoto Lucas Ferraz, de 4 anos, que recebia o ajuda da mãe dele para confeccionar a mandala, a professora Helana Ferraz. “Ele disse que vai fazer uma mandala para cada um da família, inclusive, para o pai e o irmão, que não puderam vir”, disse a mãe. 

A Secretaria da Saúde (SES) orientou a população sobre prevenção e combate a arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela) e realizou aferição de pressão e glicemia, além de testes rápidos para diagnosticar e encaminhar casos de HIV, Sífilis, Hepatite e Covid-19.

“Venho sempre aqui no parque e estou adorando este evento de Dia da Independência. E aproveitei para fazer o teste de Covid, só para ficar com a cabeça mais tranquila”, mencionou a aposentada Regina Arali, de 77 anos, às 10h10 da manhã, sendo a 125ª pessoa atendida pela equipe da SES, de um total de 348 na manhã toda.

Outra atividade que atraiu grande público foi a feira de adoção de cães, realizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema). A ação tem como objetivo incentivar a adoção responsável de animais de estimação na cidade.

A técnica em segurança do trabalho Francisca de Souza, de 55 anos, passeava de bicicleta pelo local e não resistiu. “Já tenho um cãozinho adotado, mas vi esse ‘vira-lata’ lindo aqui e não resisti. Já estava pensando em adotar mais um mesmo. Ainda vou decidir qual será o nome dele”, mencionou.

As equipes do Grupo Escoteiro Monte Serrat também estiveram presentes e formaram tropa ao lado dos GCMs e de agentes de trânsito da Urbes.

O secretário da Cultura, Luiz Antonio Zamuner, fez questão de destacar a importância da viola caipira no cenário nacional e local.

“Um instrumento trazido pelos jesuítas e que sinalizou a independência cultural do nosso povo, se popularizando e remetendo às raízes também desta cidade que tanto amamos, que é Sorocaba”, frisou. O evento contou também com o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, entre outras autoridades. (Da Redação)