Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Alunos terão aulas de educação financeira

08 de Setembro de 2021 às 00:00
Ana Claudia Martins [email protected]
O projeto começa pelos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O projeto começa pelos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Crédito: Studio Formatura / Galois / Agência Brasil)

Relacionada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), toda a rede municipal de ensino de Sorocaba deverá ter educação financeira no ano que vem. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, inicialmente um projeto-piloto deverá ocorrer na segunda quinzena deste mês, por meio da realização da “Semana do Empreendedorismo”, em parceria com o Sebrae-SP.

Conforme a Secretaria da Educação (Sedu) de Sorocaba, inicialmente o projeto-piloto será levado para três unidades escolares que atendem em período integral, com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental: E.M. Professor Amin Cassar, E.M. Jaci Dourado Matielli e E.M. Walter Carretero.

A proposta de levar educação financeira para os alunos da rede municipal de ensino tem como objetivo desenvolver habilidades e competências empreendedoras, com material elaborado pela Base Nacional Comum Curricular. Os professores receberão as orientações para aplicação do material com os alunos. “O projeto deverá ser estendido para toda rede municipal em 2022”, estima a Sedu.

Já em outubro próximo, a Sedu também deverá realizar outra ação entre os dias 4 e 8, que é a “Semana da Educação Empreendedora”, com apoio do Sebrae. “Os professores serão capacitados para trabalhar educação financeira e outros temas com os alunos”, destaca a Sedu.

Além da matemática

Estudos apontam que 43% das crianças no País não têm acesso a nenhum tipo de educação financeira nas escolas públicas. Além disso, especialistas destacam que o tema vai além do ensino da disciplina de matemática, dos números e dos cálculos.

A iniciativa de Sorocaba vai ao encontro de um programa lançado pelo governo federal no último dia 17 de agosto. Chamado de Programa Educação Financeira nas Escolas, do Ministério da Educação, a proposta oferecerá formação gratuita sobre o tema aos professores das redes pública e privada do Brasil.

A expectativa inicial é a de capacitar, em três anos, 500 mil professores, que poderão levar o tema a mais de 25 milhões de estudantes brasileiros.

A formação também oferecerá conhecimentos básicos sobre finanças pessoais de forma interligada às disciplinas da grade curricular, como explica o secretário de educação básica Mauro Rabelo. “O ineditismo dessa iniciativa está em formar os professores para que sejam entusiastas da educação financeira nas escolas de nosso País. Esse é um tema transversal previsto na Base Nacional Comum Curricular”, destaca Mauro. (Ana Cláudia Martins)