Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Votorantim aplicou 11.918 doses da vacina CoronaVac de dois lotes suspensos

A informação foi divulgada pela Prefeitura de Votorantim nesta segunda-feira (6), o município confirmou que recebeu dois lotes dos 25 que foram interditados pela Anvisa

06 de Setembro de 2021 às 12:03
Cruzeiro do Sul [email protected]
Vacinação contra a Covid-19 em Votorantim, na Praça Levy de Campos.
Vacinação contra a Covid-19 em Votorantim, na Praça Levy de Campos. (Crédito: Fábio Rogério )

A Prefeitura de Votorantim confirmou na manhã desta segunda-feira (6) que recebeu dois lotes da CoronaVac/Butantan, dos 25 no total que foram interditados de forma cautelar, neste fim de semana, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conforme o município, entre as 12.310 doses disponibilizadas em Votorantim, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), 11.918 foram aplicadas. Nenhuma notificação de evento adverso grave foi registrada pela Secretaria de Saúde.

A medida, segundo os órgãos responsáveis pela distribuição e fabricação, é preventiva. O Instituto Butantan, responsável pela distribuição da vacina no Brasil, esclareceu que a decisão da Anvisa “não deve causar alarmismo”. “Foi o próprio instituto que, por compromisso com a transparência e por extrema precaução, comunicou o fato à agência, após atestar a qualidade das doses recebidas. Isso garante que os imunizantes são seguros para a população”, explicou.

O lote J202106031 tinha 8.010 doses e foi recebido em 16 de julho de 2021 pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio de repasse do estado de São Paulo. O lote H202106043 possuía 4.300 doses e chegou à cidade em 2 de agosto de 2021.

A Secretaria de Saúde de Votorantim recebeu a notificação de apenas quatro eventos adversos leves - como dor de cabeça, febre e dor no corpo. Os pacientes foram procurados. Três estão recuperados e um não atendeu ao chamado.

Em Votorantim, todas as aplicações são monitoradas e registradas no sistema Vacivida. Caso ocorra qualquer ocorrência adversa, a população deve procurar uma unidade de saúde mais próxima para o cuidado necessário. (Da Redação, com informações da Secom/Votorantim)