Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Prefeitura anuncia operação de Miniterminal de Ônibus no Cajuru

A iniciativa deve agilizar o tempo de percurso dos ônibus que atendem a essa região

06 de Setembro de 2021 às 09:30
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Profissionais do transporte público aguardam com expectativa a chegada do imunizante.
Profissionais do transporte público aguardam com expectativa a chegada do imunizante. (Crédito: ALDO V. SILVA / ARQUIVO JCS (11/7/2012))

A Prefeitura de Sorocaba anunciou a operação do Miniterminal de Ônibus no bairro Cajuru, na Zona Leste, na sexta-feira (3). A iniciativa deve agilizar o tempo de percurso dos ônibus que atendem a essa região da cidade e foi realizada em parceria com a iniciativa privada, sem custo para o erário público.

O novo Miniterminal Cajuru está localizado na Avenida Paraná, na altura do cruzamento com a Rua Anderson Darros, e começou a operar oficialmente ontem (5). O transporte coletivo dessa região passa a operar no sistema tronco alimentador, ou seja, por meio de uma linha principal circulando do bairro até o Centro de Sorocaba, com veículos grandes, sendo alimentada por veículos menores, que circulam pelos bairros na região do Cajuru.

O Miniterminal Cajuru conta com pontos de embarque e desembarque, estrutura e sinalização visual, com cobertura, assentos e está equipado com entrada USB para carregar celular. Já, os ônibus que vão operar no local serão os mais modernos, articulados, com ar-condicionado, Wi-Fi e entrada USB para dispositivos eletrônicos.

“Este é o segundo Miniterminal entregue e vai funcionar como o de Aparecidinha. Trata-se de mais uma realização da Administração Municipal, com o apoio do empresariado que acredita na melhoria da qualidade de vida da população. O próximo passo será recuperar aquele no Éden, o que também vai garantir mais agilidade entre uma viagem e outra”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, durante o ato no Cajuru.

A Construtora Planeta é parceira da Prefeitura de Sorocaba na viabilização desse Miniterminal, por meio de uma ação mitigadora, como contrapartida pelos empreendimentos realizados pela empresa na cidade. “Somos apaixonados por Sorocaba e fazemos questão de entregar inteligência urbana, eficiência operacional e alta qualidade, para deixar a cidade mais bela e funcional para todos. Nosso desejo é que esta nova área de transferência do Cajuru ajude a população em suas necessidades do dia a dia”, disse Sandro Souza.

Operação do sistema

O novo modelo de operação no Cajuru, com ônibus direto ao terminal central e transferência para as linhas que servem vários bairros, passa a ser o mesmo já adotado na região de Aparecidinha, desde o dia 31 de julho, a partir da inauguração do Miniterminal daquele bairro.

“Todas as linhas que atendem a essa região passarão por reformulação de itinerário e na programação horária, visando aumentar a oferta e otimizar o percurso, oferecendo redução no tempo de deslocamento e promovendo mais conforto aos usuários”, pontuou o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

A linha principal, ou seja, o tronco será a P31 - Expresso Cajuru, que contará com seis veículos de tecnologia articulada, para realizar o trajeto entre o Terminal São Paulo até o Miniterminal Cajuru e vice-versa. O percurso será o mesmo operado atualmente (via Av. Sadrac Arruda – Av. São Paulo) em intervalos que variam dia a dia: segunda a sexta-feira (15 minutos no pico e 20 no entrepico e pós-pico), sábado (20 minutos no pico e 30 no pós-pico e noite) e domingos (30 minutos todo o período).

“Para distribuir os passageiros, serão criadas linhas alimentadoras que farão a ligação entre os bairros e a nova Área de Transferência do Cajuru: A 31/1 - Cajuru, A 31/2 – Nilton Torres e A 72 – Bairro dos Carvalhos, respectivamente”, explica o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim.

A linha A 31/1 - Cajuru irá operar com três veículos tecnologia “Padron”, interligando o Miniterminal Cajuru ao atual ponto final da linha, passando pelo bairro Dálmatas e atendendo o City Castelo e bairro Três Marias, em horários predeterminados em intervalos: segunda a sexta (15 minutos no pico e 20 no entrepico e pós-pico); sábado (20 minutos no pico, 30 minutos pós-pico e noite) e domingos (30 minutos todo o período).

A linha A 31/2 – Nilton Torres vai operar no formato circular, com dois veículos de tecnologia “convencional”. Partindo do Miniterminal Cajuru, atendendo Terras de Arieta, Jardim dos Reis e acessando e percorrendo as vias do Residencial Nilton Torres (trecho atual). A linha passará, ainda, a atender ao Jardim Vergínia, retornando em seguida para o Miniterminal, em intervalos de: segunda a sexta (15 minutos no pico e 20 no entrepico e pós-pico), sábado (15 minutos no pico, 20 no pós-pico e 30 minutos à noite) e domingo (30 minutos todo o período).

A linha A 72 – Bairro dos Carvalhos irá operar com um veículo com tecnologia “convencional” e deixará de atender ao Terminal São Paulo, iniciando viagem a partir do Miniterminal Cajuru, em intervalos pré-determinados, de acordo com nova programação. Determinadas viagens serão cumpridas pelo veículo em operação na linha A 31/2.

Já, a atual linha 31/1 Circular Nilton Torres passará a ser denominada A 31/3 – Circular Nilton Torres, mantendo o mesmo percurso atual. Não haverá alteração de parada e de layout nos pontos do Terminal São Paulo, apenas exclusão da linha 31/2 – Cajuru Corredores, que deixa de operar, e da linha 72 – Bairro dos Carvalhos, pois passa a operar como alimentadora.