Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Sorocaba aplicou mais de 64 mil doses de dois lotes suspensos da CoronaVac

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a cidade recebeu dois lotes dos 25 da vacina CoronaVac, que foram interditados pela Anvisa neste sábado

05 de Setembro de 2021 às 19:51
Ana Claudia Martins [email protected]
Foi o próprio Instituto que, por compromisso com a transparência e por extrema precaução, comunicou o fato à agência, após atestar a qualidade das doses recebidas.
Foi o próprio Instituto que, por compromisso com a transparência e por extrema precaução, comunicou o fato à agência, após atestar a qualidade das doses recebidas. (Crédito: Fábio Rogério)

A Prefeitura de Sorocaba confirmou no início da noite deste domingo (5) que a cidade recebeu dois lotes das vacinas CoronaVac, dos 25 lotes que foram interditados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Segundo a Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, os dois lotes foram enviados ao município pelo governo estadual e são os seguintes: J202106031 e H202106043. A pasta municipal informou ainda que os dois lotes recebidos totalizam 64.610 doses. "Deste total, restaram aproximadamente 400 doses, que encontram-se separadas", informa a SES.

Ainda de acordo com a SES, o município aguarda orientação do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), do governo estadual, sobre as doses restantes e em relação aos vacinados com esses imunizantes em Sorocaba. Vale ressaltar que, até o momento, não há nenhuma indicação de que as vacinas apresentaram algum problema em relação ao imunizante, sendo mais uma questão burocrática em relação ao local de envasamento.

A Anvisa interditou cerca de 12,1 milhões de doses da Coronavac por até 90 dias. A medida foi tomada de forma cautelar, após o Butantan ter informado a agência de que essas vacinas foram envasadas (em frascos com uma e duas doses) em uma fábrica do laboratório Sinovac, na China, que não foi inspecionada e liberada para uso emergencial no Brasil.

O governo de São Paulo afirmou já ter aplicado 4 milhões de doses da CoronoVac que estavam entre os 25 lotes interditados neste sábado (4), pela Anvisa). Em nota, o Estado disse que "até o momento não se observou intercorrências em termos gerais" entre as pessoas imunizadas com essas vacinas.

"O Plano Estadual de Imunização (PEI) contra a Covid-19 de São Paulo tem convicção da segurança e eficácia da Coronavac e, prezando por critérios técnicos, acompanhará a deliberação da Anvisa com relação aos lotes indicados pela agência", afirma a Secretaria de Estado da Saúde.

Já o Instituto Butantan defendeu que a interdição dos lotes não deveria "causar alarmismo" e reforçou que o imunizante é seguro. Lembrando que o estado de São Paulo é o que mais recebeu e aplicou doses dos lotes suspensos da CoronaVac, e que nenhum efeito adverso grave relacionado a essas doses foi relatado até o momento.

Além disso, até o momento, pelo menos 12 estados já confirmaram que receberam parte das vacinas CoronaVac que tiveram 25 lotes suspensos pela Anvisa. De acordo com o Instituto Butantan, quem tomou a CoronaVac dos lotes acima não corre nenhum risco. “Os imunizantes são seguros para a população e todas as doses desses lotes foram atestadas pelo rigoroso controle de qualidade do Butantan", informa.

3ª dose em Sorocaba

Neste domingo, a Prefeitura de Sorocaba também informou que a vacinação da 3ª dose na cidade, que está marcada para começar nesta terça-feira (7) está mantida e segue a orientação e  norma técnica do governo estadual.

"Na terça Sorocaba realiza a vacinação da 3ª dose da CoronaVac/Butantan em idosos de 90 anos ou mais, que tomaram a 2ª aplicação do mesmo imunizante até o dia 7 de março de 2021. Para esse dose adicional, é preciso o intervalo mínimo de seis meses, conforme orientado pelo Governo do estado de São Paulo", aponta a SES. 

Votorantim também recebeu 2 lotes

A Prefeitura de Votorantim confirmou ontem (6), pela manhã, que recebeu dois lotes da Coronavac, dos 25 que foram interditados de forma cautelar, neste fim de semana, pela Anvisa.

Conforme o município, entre as 12.310 doses disponibilizadas em Votorantim, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), 11.918 foram aplicadas. Nenhuma notificação de evento adverso grave foi registrada pela Secretaria de Saúde.

A medida, segundo os órgãos responsáveis pela distribuição e fabricação, é preventiva. O Instituto Butantan, responsável pela distribuição da vacina no Brasil, esclareceu que a decisão da Anvisa “não deve causar alarmismo”.

“Foi o próprio instituto que, por compromisso com a transparência e por extrema precaução, comunicou o fato à Agência, após atestar a qualidade das doses recebidas. Isso garante que os imunizantes são seguros para a população”, explicou.

O lote J202106031 tinha 8.010 doses e foi recebido em 16 de julho de 2021 pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio de repasse do estado de São Paulo. O lote H202106043 possuía 4.300 doses e chegou à cidade em 2 de agosto de 2021.

A Secretaria de Saúde de Votorantim recebeu a notificação de apenas quatro eventos adversos leves - como dor de cabeça, febre e dor no corpo. Os pacientes foram procurados. Três estão recuperados e um não atendeu ao chamado.

Em Votorantim, todas as aplicações são monitoradas e registradas no sistema Vacivida. Caso ocorra qualquer ocorrência adversa, a população deve procurar uma unidade de saúde mais próxima para o cuidado necessário. (Ana Cláudia Martins)