Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Sorocaba recebe confirmação de mais 42 casos de Covid-19 e um óbito

Assim, os casos confirmados com a doença passaram de 83.914 para 83.956 na cidade

05 de Setembro de 2021 às 14:44
Cruzeiro do Sul [email protected]
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), registrou aumento do número de recuperados da Covid-19 neste domingo (5), chegando ao total de 80.997.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), registrou aumento do número de recuperados da Covid-19 neste domingo (5), chegando ao total de 80.997. (Crédito: Secom/Sorocaba)

Sorocaba recebeu a notificação de mais 42 casos confirmados da Covid-19, um óbito e 27 recuperados, neste domingo (5). Assim, os casos confirmados com a doença passaram de 83.914 para 83.956 na cidade. Do total de confirmados, 25 estão internados (19 em UTI) e o total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) é 145.

Já os óbitos confirmados aumentaram para 2.789. A taxa de letalidade no município é de 3,3%, abaixo da taxa estadual, que é de 3,4%, e acima da taxa nacional, que se encontra em 2,8%.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a morte pela doença ocorreu no dia 4 de setembro, mas informado pelo hospital à Vigilância Epidemiológica e computado somente neste domingo. Um homem, de 65 anos, sem comorbidades, faleceu em um Centro de Estabilização Covid do município.

A cidade apresentou queda do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus e que aguardam resultados de 128 para 224. Entre os suspeitos, 14 estão internados em hospitais da cidade, sendo nove em UTI. Não há óbitos em investigação.

O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 157.713. Sorocaba também registrou aumento do número de recuperados da Covid-19, chegando ao total de 80.997.

Taxa de ocupação dos leitos Covid

No censo diário de leitos da Covid-19 deste domingo (5), no Hospital Estadual Adib Jatene, os 20 leitos de UTI Covid (Unidade de Terapia Intensiva) encontram-se 75% ocupados.

Outro hospital de esfera estadual, o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), possui quatro leitos clínicos Covid e quatro estão ocupados. O único leito de UTI infantil Covid encontra-se sem paciente. Dos 10 leitos de UTI Covid disponibilizados neste hospital, 10 estão ocupados.

Dos hospitais contratualizados pela Prefeitura de Sorocaba para oferecer leitos Covid, a Santa Casa está com 33,33% de ocupação nos leitos clínicos Covid. Ou seja, dos 21 existentes, sete possuem pacientes. A ocupação de UTI Covid da Santa Casa é de 37,50%, o que representa 15 leitos ocupados dos 40 contratados.

Dos seis leitos clínicos Covid do GPACI, nenhum está ocupado. O Hospital Amhemed possui 10 leitos clínicos Covid e nenhum está ocupado. Já, dos três leitos de UTI Covid deste mesmo hospital, nenhum encontra-se ocupado.

O Centro de Estabilização Covid São Guilherme está com um leito de enfermaria Covid ocupado do total de 20. Dos 20 leitos Covid de Suporte Ventilatório Avançado, um está ocupado.

O Centro de Estabilização Zona Oeste não possui leitos de enfermaria ocupados do total de 17 pactuados. Dos 23 leitos Covid de Suporte Ventilatório Avançado, nenhum encontra-se ocupado.

Conscientização e combate à Covid-19

A Secretaria da Saúde reforça que é preciso que as pessoas continuem usando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social. A conscientização da população sobre as medidas preventivas de combate à Covid-19 é fundamental. (Da Redação, com informações da Secom/Sorocaba)