Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Ocorrências de fogo em mata desafiam bombeiros

Incêndios nos meses de estiagem aumentam pela ação humana

05 de Setembro de 2021 às 00:01
Marina Bufon [email protected]
Herick de Oliveira Andrade, comandante dos bombeiros.
Herick de Oliveira Andrade, comandante dos bombeiros. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (31/8/2021))

As unidades do Corpo de Bombeiros de Sorocaba e Votorantim atenderam a muitos chamados para controle de incêncios em matas nos últimos dias. Para se ter uma ideia, em apenas 24 horas (de 21 a 22 de agosto), foram 46 ocorrências desse tipo, o que liga um alerta para o período de crítica estiagem que durará, segundo previsões, até o mês de outubro.

“Realmente tivemos um aumento no número de atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros neste ano. O que nos leva a isso são os fatores climáticos, com esse período de estiagem de junho a outubro durante o inverno. Infelizmente percebemos também que muitos desses incêndios são causados pela ação humana. O simples fato de jogar uma bituca de cigarro, soltar balões ou querer limpar terrenos com fogo pode iniciar um princípio de incêndio”, iniciou o 1º tenente Herick de Oliveira Andrade, comandante do posto do Corpo de Bombeiros da avenida Dom Aguirre.

Entre 1º de janeiro de 2020 a 30 de agosto do mesmo ano, foram 674 ocorrências de fogo em mata. Já neste ano, o mesmo período registrou 695 ocorrências, em um aumento de cerca de 3%. Em Votorantim, foram 162 ocorrências neste período em 2020 e 184 em 2021, acusando também aumento, mas de 13,5%. Em todo o Estado de São Paulo, foram 29.712 ocorrências entre 1º de janeiro e 30 de agosto de 2021, 4,5 mil incêndios a mais que o mesmo período de 2020.

“A nossa maior preocupação nesses incêndios de fogo em mato é a questão das residências próximas ao local, que têm risco de vida iminente. Claro que a gente entende que a fauna e a flora do local acabam, além dos problemas que a emissão de fumaça causam, crianças sofrem bastante com problemas respiratórios, mas focamos nas vidas”, explicou.

Não jogar pontas de cigarro em locais inapropriados, principalmente em rodovias próximas a vegetações; evitar fazer fogueiras; não soltar fogos de artifício e nem balões; não queimar lixo; prestar atenção com o uso de velas e, por fim, não deixar crianças brincarem com fogo são ações que reduzem os riscos de incêndio. Em uma emergência, o telefone é o 193.

Corpo de Bombeiros

O 15º Grupamento é dividido em cinco subgrupamentos de bombeiros. A sede é em Sorocaba, com subgrupamentos na própria cidade (1º SGB), seguido de Itu, Itapeva, Itapetininga e Botucatu.

O 1º SGB é responsável pelo atendimento de sete municípios (a própria cidade de Sorocaba, também Araçoiaba da Serra, Votorantim, Salto de Pirapora, Piedade, Pilar do Sul e Tapiraí). Ele é composto por cinco quartéis de bombeiros, sendo quatro deles em Sorocaba (Posto de Bombeiros do Cerrado, do Santa Rosália, do Éden e da zona norte) e um em Votorantim.

Segundo Andrade, o trabalho do Corpo de Bombeiros é dividido por fases do ano. Agora, entre os meses de junho e outubro, o foco é realmente nos incêndios em mata, enquanto, a partir de novembro, por exemplo, o trabalho fica mais voltado para afogamentos, com a crescente onda de turistas aproveitando o verão nas praias, piscinas e rios.

Para saber mais, direcione a câmera do seu celular para o QR Code ao lado e visite o nosso Instagram. (Marina Bufon)