Buscar no Cruzeiro

Buscar

Atendimento à população

UPH Zona Oeste reabre para atendimento de toda a população na quarta

A medida foi possível por conta da melhora do cenário epidemiológico em Sorocaba

04 de Setembro de 2021 às 18:42
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Com a melhora do cenário da Covid-19 na cidade, a UPH Zona Oeste volta a atender toda a população a partir de quarta à tarde
Com a melhora do cenário da Covid-19 na cidade, a UPH Zona Oeste volta a atender toda a população a partir de quarta à tarde (Crédito: Divulgação/Prefeitura)

A Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Oeste, em Sorocaba, voltará a atender toda a população, tanto adultos quanto crianças, com consultas médicas e serviço de odontologia de urgência, a partir da tarde da próxima quarta-feira (8), um dia após o feriado prolongado. A unidade funcionará 24 horas.

A medida foi possível por conta da melhora do cenário epidemiológico na cidade, com a redução de internados, casos e óbitos. Neste sábado (4), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), recebeu a notificação de 11 casos confirmados de Covid-19, 20 recuperados e nenhum óbito.

"Agora, o momento é da volta do atendimento em saúde para todos os casos e ampliação dos horários e das unidades para atender, cada vez melhor, a população", disse o secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, reforçado pelo prefeito Rodrigo Manga:

"Realizamos mais de 100 ações de vacinação desde janeiro, graças ao empenho dos servidores da Saúde e de outras secretarias, além do apoio de voluntários. Com isso, nossa cidade começa a viver uma nova realidade diante da pandemia, sendo possível a desativação de leitos Covid e o retorno do atendimento das unidades de saúde à população, já com o planejamento para a realização dos mutirões para zerar as filas de exames, consultas e cirurgias em Sorocaba".

Após ter se transformado em Centro de Estabilização Covid, a UPH Zona Oeste passou por uma reforma para a instalação da rede de gases medicinais. Além dessa melhoria deixada para o próprio município e os cidadãos, equipamentos como respiradores e macas permanecerão na unidade para atender a população com mais estrutura e qualidade. A reabertura será possível após o Instituto Prius passar a realizar a gestão da unidade.

É válido lembrar, por fim, que a Prefeitura, durante o momento mais difícil da pandemia, ampliou os leitos Covid na cidade em quase 300%, além da criação de cinco Centros de Estabilização Covid e seis Unidades Sentinelas.