Buscar no Cruzeiro

Buscar

Transporte Coletivo

Sorocaba ganha 16 novos ônibus tecnológicos

Veículos são equipados com ar-condicionado, wi-fi, dispositivo de acessibilidade, tomada USB e GPS para monitoramento da operação

03 de Setembro de 2021 às 13:04
Cruzeiro do Sul [email protected]
A Prefeitura de Sorocaba ampliou novamente a frota do transporte público coletivo na cidade, com a entrega de mais 16 novos ônibus tecnológicos.
A Prefeitura de Sorocaba ampliou novamente a frota do transporte público coletivo na cidade, com a entrega de mais 16 novos ônibus tecnológicos. (Crédito: Secom/Sorocaba)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes - Trânsito e Transporte, ampliou novamente a frota do transporte público coletivo na cidade, com a entrega de mais 16 novos ônibus tecnológicos, na manhã desta sexta-feira (3), no Terminal Santo Antônio.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, dos 16 novos veículos, quatro são articulados, 12 do modelo “Padron Urbano”, e todos 0 km. Além disso, os ônibus são equipados com ar-condicionado, wi-fi, dispositivo de acessibilidade, tomada USB, GPS para monitoramento da operação, e ainda são veículos menos poluentes.

Todos têm área para acomodação de cadeiras de rodas e atendem às normas de acessibilidade vigentes, contendo rampa e elevador na porta central. Os veículos contam ainda com itinerário digital superior, inferior e lateral, iluminação interna e externa em LED.

Dos 16, 12 possuem a tecnologia do revestimento antiviral e antibacteriana os bancos, inclusive contra a Covid-19. Com isso, a cidade conta no total, até o momento, com 23 veículos da frota do transporte coletivo com a tecnologia antiviral.

De acordo com a Urbes, o revestimento é produzido com fios de poliamida, combinados com outros compostos químicos que impedem microorganismos de se alojarem nas peças. “O material consegue inativar em 99,99% o vírus responsável pela Covid-19, em até 1 minuto”, destaca a empresa pública.

Ainda conforme a Urbes, os novos ônibus têm chassi Mercedes e carroceria Caio Apache Vip, e serão colocados em operação pela empresa City Transporte Urbano Intermodal, que opera o chamado lote 2 do transporte coletivo, nesta segunda-feira (6). “A ampliação da frota dos veículos do transporte coletivo de Sorocaba ocorre em cumprimento às obrigações contratuais de ampliação e renovação”, informa.

A Urbes informa também que os novos veículos irão operar nas seguintes linhas: 34 Brigadeiro Tobias, 40 Vila Jardini, 52 Cidade Universitária, 60 Ouro Fino, 65 Campolim, 73 Sorocaba 1 (Júlio de Mesquita) e 77 Santa Bárbara.

No total, a frota de ônibus do transporte coletivo de Sorocaba, com os 16 novos veículos, passou para 367 rodando atualmente na cidade, sendo 169 somente da empresa City Transporte Urbano Intermodal.

Participaram o evento da entrega dos novos ônibus o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim, além de outros secretários municipais e alguns vereadores da Câmara de Sorocaba.

O prefeito Manga disse que a ampliação da frota faz parte de seu plano de governo para oferecer aos usuários do transporte coletivo mais qualidade, conforto e segurança no serviço prestado à população. “Desde o início do ano, no total, já ampliamos a frota local com 105 novos ônibus entregues”, destaca.

Já o diretor-presidente da Urbes ressalta a qualidade dos novos veículos, também no sentido de oferecer maio segurança e conforto aos passageiros, sobretudo neste momento ainda da pandemia.

“É uma proteção adicional à saúde e à vida. Todos os ônibus, diariamente, já passam por uma completa descontaminação quando saem das garagens. Esse revestimento superavançado garantirá ainda mais confiabilidade no transporte público”, acrescentou Franchim. (Da Redação)