Buscar no Cruzeiro

Buscar

Empregos

Toyota abrirá mais de 400 vagas com 3º turno na fábrica de Sorocaba

Das 850 novas vagas de emprego da montadora, 450 são para a unidade da cidade

02 de Setembro de 2021 às 20:54
Marina Bufon [email protected]
Unidade da cidade terá 450 das 850 novas vagas de emprego.
Unidade da cidade terá 450 das 850 novas vagas de emprego. (Crédito: Fábio Rogério / Arquivo JCS )

A Toyota anunciou, no início da noite desta quinta-feira (2), durante coletiva realizada na Prefeitura de Sorocaba o retorno do terceiro turno em sua fábrica localizada na cidade já a partir de janeiro de 2022. Com isso, haverá geração de 850 novos empregos, diretos e indiretos, além da elevação de 25% do volume de sua produção anual (de 122 mil unidades para 152 mil).

“Sorocaba volta a ficar em destaque no cenário nacional. Uma multinacional deste porte anunciando o retorno do terceiro turno na cidade, com a possibilidade de criação de 850 novos empregos. Uma notícia muito importante. Sorocaba continua crescendo no desenvolvimento econômico, gerando empregos de qualidade”, disse o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) logo após o anúncio.

Vale destacar que serão cerca de 450 vagas para Sorocaba, 50 distribuídas nas demais plantas da Toyota e outras 350 na cadeia de fornecedores. As contratações desses trabalhadores estão previstas já para o mês de setembro e quem quiser tentar uma vaga de trabalho deve preencher o formulário no site da Toyota, na aba “Trabalhe conosco”.

Produção

A planta da Toyota em Sorocaba produz e exporta veículos para mais de 22 mercados, e a iniciativa tem como objetivo aumentar a produção dos modelos Yaris, Etios (somente para exportação) e Corolla Cross, atendendo à crescente demanda por esses produtos no Brasil e na América Latina (AL), além de fazer parte da estratégia de crescimento sustentável da empresa. Com isso, a unidade se consolidará como a maior produtora de veículos eletrificados da AL.

A Toyota foi a primeira a oferecer um veículo híbrido no mercado brasileiro, o Prius, em 2013. Depois, lançou o primeiro híbrido flex do mundo, em 2019, com o Corolla sedã, produzido em Indaiatuba. Em março deste ano, a montadora sacramentou suas tentativas de modelos mais “verdes” com a chegada do Corolla Cross híbrido flex, que é produzido em Sorocaba. O terceiro turno irá acompanhar as produções do primeiro e segundo turnos, proporcionalmente - 48% da produção é do Corolla Cross, 38% do Yaris e 14% do Etios.

Segundo representantes da montadora, apesar de ter havido paralisações por conta da falta de chips, muito por conta da pandemia de Covid-19, isso não deve afetar a produção do terceiro turno, em janeiro de 2022. “A Toyota foi afetada recentemente e tivemos que parar por dez dias, mas fomos uma das primeiras a voltar, graças ao nosso sistema de produção e ao planejamento das equipes de compras. Estamos conseguindo manter, junto aos fornecedores, uma capacidade de peças suficiente para manter a produção e planejar o terceiro turno de Sorocaba”, disse Thiago Sugahara, Gerente de Assuntos Governamentais da Toyota.

Toyota em Sorocaba

A fábrica da Toyota em Sorocaba existe há nove anos e é fruto de um investimento de US$ 600 milhões, tendo sido a terceira unidade produtiva do País. Nesta curta história, a unidade já passou por dois ciclos de investimentos: o primeiro em janeiro de 2015 (R$ 1 bilhão), responsável por aumentar a capacidade produtiva dos originais 74 mil veículos para 108 mil unidades anuais; e o segundo em 2019 (também R$ 1 bilhão), para modernização de suas instalações para a produção do Corolla Cross.

Ainda, indiretamente a planta de Sorocaba induziu novos investimentos no Brasil, seja da própria marca ou de parceiros. O parque de fornecedores localizado ao lado do terreno da unidade abriga 11 empresas. A Toyota, como resultado da boa performance de Sorocaba, decidiu construir sua planta de motores em Porto Feliz (SP), com investimento de R$ 580 milhões. Essa planta produz os motores 1.3 e 1.5 litro, VVT-i, que equipam o Etios e o Yaris, além do propulsor 2.0L Dynamic Force que equipa o Corolla sedã e Corolla Cross. (Marina Bufon)