Buscar no Cruzeiro

Buscar

Boituva

Torres de transmissão de energia são reconstruídas

02 de Setembro de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Estrutura provocou incêndio ao desabar.
Torres foram danificadas em agosto. Suspeita é de ato de vandalismo. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

As torres da linha de transmissão que passam pela cidade de Boituva e que foram danificadas por suspeita de vandalismo, em agosto, foram reconstruídas. Um força-tarefa foi montada na cidade, em uma espécie de canteiro de obras emergencial, para acelerar os trabalhos. A ação contou com uma empresa de Sorocaba.

De acordo com a assessoria de imprensa da Furnas, no dia 19 de agosto duas torres da Linha de Transmissão de 500 kV Itatiba/Bateias, que estão sob responsabilidade da Mata de Santa Genebra, SPE composta por Furnas e Copel, colapsaram e caíram. Com a situação, elas danificaram outras três torres, numa extensão de dois quilômetros de linha de transmissão.

Ainda conforme a empresa, a distribuição de energia foi interrompida por aproximadamente três horas, tempo estimado para o remanejamento de carga da distribuidora local. “As equipes de atendimento à emergência foram imediatamente acionadas e o trabalho de manutenção durou doze dias. A empresa ainda avalia a dimensão dos impactos financeiros”, destaca.

A empresa Mata de Santa Genebra registou boletim de ocorrência e a Polícia Civil apura o ocorrido considerando a hipótese de ato de sabotagem nas linhas de transmissão. (Marcel Scinocca)