Buscar no Cruzeiro

Buscar

Zoológico

Filhote de gato-do-mato-pequeno resgatado em Piedade está no Zoo de Sorocaba

O felino tem apenas três meses de vida e foi resgatado em uma área de mata com focos de incêndio

31 de Agosto de 2021 às 14:38
Da Redação [email protected]
Filhode de gato-do-mato
Animal está em observação. (Crédito: Maraya Lincoln Silva)

O Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros recebeu, na última quarta-feira (25), um filhote macho de gato-do-mato-pequeno, considerada a menor espécie de felino no Brasil. O animal órfão, de apenas três meses de vida, foi resgatado por uma equipe da Prefeitura de Piedade, em uma área de mata atingida por uma forte queimada naquele município, possivelmente tentando escapar do fogo.

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), o Quinzinho de Barros é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama na categoria A, que é a mais elevada. Além do lazer ao público, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

Esse é um dos trabalhos realizados pela equipe do Zoo, que, de forma voluntária, atua com esses animais que chegam machucados ou ainda filhotes e, muitas vezes, correm risco de morte, sejam resgatados por meio da Polícia Ambiental ou do Corpo de Bombeiros, cumprindo uma das principais funções do zoológico, que é a preservação das espécies.

“Infelizmente, as queimadas, além de prejudicar a saúde humana, devido à fumaça e à fuligem lançada na atmosfera, também causam danos ao meio ambiente, dizimando a fauna e a flora típica do local. Esse filhote é vítima das queimadas em nossa região, por isto é tão importante a conscientização das pessoas não atearem fogo em mato ou lixo”, enfatiza o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Prieto.

O filhote de gato-do-mato-pequeno pesa 450 gramas e, no momento, está em observação, aparentemente bem, sob os cuidados especiais da equipe técnica do Setor de Veterinária do Zoológico de Sorocaba. O animal já desmamou e se alimenta com itens da dieta de felídeos selvagens, tudo preparado com todo o carinho pelo Setor de Nutrição do Zoo.

A recuperação desses animais resgatados demanda tempo e dedicação da equipe técnica. Já, a decisão de realizar a soltura ocorre após uma avaliação criteriosa do corpo técnico do Zoo, em que são ponderados alguns aspectos, como a boa saúde dos animais, a espécie ser da região de Sorocaba, a fácil adaptação ecológica a diferentes ambientes, local de soltura seguro, entre outros. Todas as solturas são autorizadas pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), órgão responsável pela gestão da fauna silvestre no Estado de São Paulo.

O gato-do-mato-pequeno é um animal considerado ameaçado de extinção no Brasil, na categoria “vulnerável”, pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). É um felino de hábito solitário e de pequeno porte, com peso médio de dois quilos, variando entre 1,8 e 2,2 quilos, quando adulto, com tamanho e proporção semelhante a um gato doméstico.

A distribuição geográfica da espécie ocorre do Centro ao Sul do Brasil, leste do Paraguai e nordeste da Argentina e é encontrado em matas da região de Sorocaba. O animal se alimenta de pequenos mamíferos, aves, répteis e anfíbios.