Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Saae inscreve para palestras educativas sobre uso consciente da água

As iniciativas estavam suspensas devido à pandemia da Covid-19

31 de Agosto de 2021 às 11:07
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
As inscrições podem ser feitas por e-mail
As inscrições podem ser feitas por e-mail (Crédito: Divulgação/Secom)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba abre inscrições para interessados em participar das ações educativas oferecidas gratuitamente pela autarquia. As iniciativas estavam suspensas devido à pandemia da Covid-19 e estão sendo retomadas, resguardas todas as medidas sanitárias, como forma de intensificar a campanha de conscientização da população quanto à necessidade de economizar e fazer o uso consciente da água.

O serviço está sob a coordenação da equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba, que realiza uma série de programas, incluindo visitas monitoradas às Estações de Tratamento de Água e de Esgoto, bem como aos mananciais utilizados para a captação de água bruta para tratamento e distribuição, além de palestras educativas e de orientação em escolas, faculdades, universidades e entidades diversas. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]

“A conscientização da população é extremamente importante, como forma de preservar os recursos hídricos. Basta a adoção de medidas simples, como deixar de desperdiçar, economizar sempre que possível, informar sobre desperdícios identificados, preservar rios e cursos d’água, dentre diversas outras. Às vezes, conhecer de perto o trabalho do Saae ajuda muito nesse processo”, enfatiza o diretor-geral da autarquia, Ronald Pereira da Silva.

Programas

Os programas desenvolvidos pelo Saae/Sorocaba incluem o “Água Viva”, “Reviágua” e “Saae vai até você”. Eles são voltados a professores e alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, empresas, clubes, associações, organizações e entidades.

O “Água Viva” consiste em visitas monitoradas às Estações de Tratamento de Água (ETA), para conhecer todo esse processo. O objetivo é propiciar uma reflexão a respeito da situação dos recursos hídricos e ambientais e a necessidade da preservação e do uso consciente desses recursos.

Já, o “Reviágua” oferece visita monitorada à maior Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da cidade, a ETE-S1. Os participantes conhecem todo o processo de tratamento recebido pelo esgoto gerado em Sorocaba, além do processo de despoluição do Rio Sorocaba. A importância do tratamento dos efluentes é enfatizada como fator fundamental na preservação do meio, bem como o incentivo às práticas diárias individuais, familiares e comunitárias, frente às questões ambientais.

No “Saae vai até você”, a equipe de Educação Ambiental ministra palestras adaptadas para empresas ou condomínios, conforme a necessidade de cada grupo. Nessas ocasiões, são abordados temas referentes ao meio ambiente, além de dicas e informações sobre o uso consciente da água tratada.

A equipe de Educação Ambiental do Saae/Sorocaba também ministra palestras sobre a história e a despoluição do Rio Sorocaba, consumo consciente de água, funcionamento do hidrômetro e informações contidas nas contas de água, detalhes dos processos de tratamento de água e esgoto no município e, ainda, decorre sobre o inovador sistema de tratamento de água, à base de ozônio, que está presente na nova ETA Vitória Régia. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp: (15) 9815-80697.