Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Chuva pouco impacta na estiagem em Sorocaba

Maiores efeitos foram nos sistemas Castelinho/Ferraz e Ipaneminha

31 de Agosto de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
A natureza é eterna em seu ritmo
Volume de água no Castelinho/Ferraz subiu de 45% para 60%. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (25/8/2021))

A chuva do fim de semana ajudou a melhorar os níveis dos sistemas Castelinho/Ferraz e Ipaneminha, que são dois mananciais usados no abastecimento de água da cidade. Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, houve a precipitação de aproximadamente 33 milímetros de chuva em pontos monitorados pelo Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee) na cidade.

A última chuva volumosa que atingiu Sorocaba foi no dia 15 de abril. Porém, em relação à represa de Itupararanga, responsável pelo abastecimento de 85% da cidade, a chuva não alterou o volume de água do reservatório. De acordo com a Votorantim Energia, empresa responsável pela gestão da represa, o volume ontem era o mesmo da última sexta-feira (27), de 26,08%.

O Saae/Sorocaba informou que a chuva do fim de semana teve volume considerado adequado para a época, considerando-se que a média histórica para o mês de agosto é de 31,9 mm. “Com isso, o Sistema Castelinho/Ferraz opera com 60% da capacidade total e o Sistema Ipaneminha, com 65%”, destaca.

Na semana passada, os níveis dos dois mananciais de Sorocaba estavam mais baixos. Conforme o Saae/Sorocaba, em menos de um mês, o sistema Castelinho/Ferraz, que operava com 55% da capacidade total no início de agosto, tinha caído na semana passada para 45%. Já o sistema Ipaneminha, que estava com 70% no início do mês, na semana passada caiu para 55%. Respectivamente houve queda de 10% e 15% em um prazo de 20 dias.

Os dois mananciais tiveram pequena melhora mas, no entanto, o sistema Ipaneminha não recuperou totalmente o nível do início de agosto. Já o Castelinho/Ferraz subiu de 45% para 60%.

No início da semana passada, o Saae/Sorocaba intensificou a campanha de conscientização do consumo de água na cidade e disponibilizou uma nova ferramenta, a calculadora de consumo, pelo link: https://www.saaesorocaba.com.br/calculadora-de-consumo-de-agua/. Os canais da autarquia são: 0800 770 11 95 (ligação gratuita) e 3224-5800, além do atendimento pelo WhatsApp: (15) 98158-0356 e endereço eletrônico: [email protected]. (Ana Cláudia Martins)