Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Saúde investiga e monitora os casos de variante Delta

Na sexta-feira, foram confirmados 16 ocorrências em pessoas já vacinadas

31 de Agosto de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Nenhum caso evoluiu a óbito e não estão mais na fase de transmissibilidade.
Nenhum caso evoluiu a óbito e não estão mais na fase de transmissibilidade. (Crédito: AGÊNCIA BRASIL)

Com a confirmação da circulação da variante Delta na cidade, a Secretaria da Saúde (SES) adotou medidas que incluem investigação detalhada dos casos e monitoramento dos contatos, além de testagem dos contatos domiciliares e elaboração da comunicação de risco epidemiológico.

Na última sexta-feira (27), o município confirmou 16 casos da sub-linhagem AY.4 da variante Delta. Os casos foram entre 19 e 69 anos, sendo 11 mulheres e cinco homens. “Nenhum caso evoluiu a óbito e não estão mais na fase de transmissibilidade”, aponta a SES.

A confirmação dos casos da variante Delta é feita pelo governo estadual. “Todas as coletas swabs de suspeitos com a Covid-19 são feitas pelo município e enviadas para o Instituto Adolfo Lutz, órgão estadual que realiza a análise de cada amostra. Quando a conclusão do exame confirma uma nova variante, o Estado informa oficialmente a cidade”, destaca a SES.

Até ontem não havia novos casos da variante Delta na cidade. Já sobre os infectados pela nova variante, a SES aponta que todos os 16 casos foram de pessoas vacinadas contra a Covid-19, sendo que alguns já tinham tomado as duas doses.

Variante de atenção

Sobre os casos da variante Delta confirmados em Sorocaba e em Salto, o governo estadual informa que a nova variante, assim como a Alpha, Beta e Gamma, são classificadas como “variantes de atenção” pelas autoridades sanitárias devido à possibilidade de aumento de transmissibilidade ou gravidade da infecção.

O Estado informa ainda que a confirmação ocorre por meio de sequenciamento genético, um instrumento de vigilância, ou seja, de monitoramento do cenário epidemiológico, que não deve ser confundido com diagnóstico, este sim de caráter individual. “Portanto, não é necessário, do ponto de vista técnico e científico, sequenciamentos individualizados, uma vez confirmada a circulação local da variante”.

O governo estadual ressalta que as medidas já conhecidas pela população seguem cruciais para combater a pandemia do coronavírus: uso de máscara, que é obrigatório em todo o Estado de São Paulo; higienização das mãos (com água e sabão ou álcool em gel); distanciamento social; e a vacinação contra a Covid-19.

De acordo com levantamento estadual, até o último dia 23 de agosto, análises do Instituto Adolfo Lutz e do Centro de Vigilância Epidemiológica identificaram 3 casos autóctones de Beta, 36 de Alpha e 888 de Gamma.

Salto monitora família

A Prefeitura de Salto, que também confirmou um caso da variante Delta no município, informou ontem que a Vigilância Epidemiológica já orientou e está monitorando a família da adolescente infectada. “Todos passam bem, sem quaisquer complicações”, destaca.

O município aponta ainda que é necessário que sejam mantidas, de forma permanente e reforçada, todas as medidas de controle e prevenção, já conhecidas por todos, e que o processo de vacinação siga o cronograma do governo estadual, o qual a cidade cumpre rigorosamente.

Em Itapetininga

O Departamento de Vigilância Epidemiológica de Itapetininga informou que o Instituto Adolfo Lutz confirmou, na sexta-feira (27), um resultado positivo da variante Delta no município en uma mulher de 32 anos, que coletou amostras no Pronto Atendimento Respiratório do Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes em 8 de agosto e que apresentou sintomas leves da doença.

A Vigilância Epidemiológica informa que realizou a coleta de informações sobre a paciente para levantamento epidemiológico e investigação sobre a procedência do caso e possíveis comunicantes. Ela não havia tomado nenhuma dose da vacina. A paciente já está curada e foi orientada a se vacinar. (Ana Cláudia Martins)