Buscar no Cruzeiro

Buscar

Água preta

Em Salto, rio Tietê apresentou coloração preta e odor forte no domingo

Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a água já está retornando à coloração habitual

30 de Agosto de 2021 às 13:37
Kally Momesso [email protected]
O rio estava preto e com cheiro forte
O rio estava preto e com cheiro forte (Crédito: Reprodução/Vídeo/Sandra Regina Pires)

Moradores de Salto foram surpreendidos pelo forte odor e coloração preta do rio Tietê no último domingo (29). Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a água do Tietê já está retornando à coloração habitual hoje (30).

Durante o final de semana, munícipes registraram vídeos mostrando o estado do rio Tietê. Os relatos foram de que a situação estava um "horror". Veja o vídeo:

O episódio, também ocorrido em anos anteriores, afeta o meio ambiente e causa a morte de peixes, como a já registrada na tarde de ontem, no Córrego do Ajudante, no trecho de foz com o Tietê.

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, informou ao Jornal Cruzeiro do Sul que acompanhou o fato. "De imediato, o Poder Executivo comunicou a Cetesb sobre a situação e agora enviará laudos e documentações ao Governo do Estado, para que providências sejam tomadas", disse em nota.

Conforme a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), técnicos estão em vistoria no local providenciando amostras para analisar o que provocou a alteração e se houve algum lançamento de efluente irregular.

"Também estão avaliando a qualidade da água que desceu o rio após as chuvas do final de semana, que provocou o carreamento de lodo acumulado durante a estiagem prolongada, para verificar se há alguma relação com o episódio registrado no domingo (29)", completou a Cetesb

A prefeitura de Salto ainda ressaltou que criou uma Comissão de Trabalho do Interior nesse ano, em prol da despoluição do Rio Tietê.