Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Prefeitura entrega revitalização de três espaços de lazer na Zona Norte

Os bairros Ana Paula Eleutério (Habiteto) e Jardim Renascer receberam praças com quadras, pistas de skate e academia ao ar livre

28 de Agosto de 2021 às 19:37
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
A renovação desses espaços proporciona ao público lazer e mais oportunidade de convívio, além da prática esportiva
A renovação desses espaços proporciona ao público lazer e mais oportunidade de convívio, além da prática esportiva (Crédito: Thiago Delmonde – Secom/Divulgação)

A Prefeitura de Sorocaba realizou, neste sábado (28), a entrega de três espaços públicos, completamente revitalizados, aos moradores dos bairros Ana Paula Eleutério (Habiteto) e Jardim Renascer, como parte do programa "Sorocaba Linda de Verdade". O objetivo é proporcionar lazer e mais oportunidade de convívio, além da prática esportiva, e a inauguração contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga, entre outras autoridades.

"Desde que estive no Habiteto, ainda quando vereador, vi a importância de se fazer aqui essas obras de melhoria, de cuidar das pessoas desse bairro. Agora, temos a alegria de voltar aqui, para entregar essas praças completamente revitalizadas, tal como os moradores tanto merecem", disse o prefeito.

As melhorias eram uma reivindicação antiga dos munícipes, que receberam praças com quadras poliesportivas, pista de skate e academia ao ar livre. A Praça Francisco Ozanam recebeu serviços, como roçagem, manutenção da iluminação e do piso, limpeza de calçada e de bocas de lobo. O Poder Público pôde contar, para a realização desses serviços de revitalização das praças, com a parceria da empresa BRT Sorocaba.

A população pôde contar, ainda, com uma série de serviços gratuitos que foram disponibilizados no local, além do ônibus do programa “Prefeitura de Bairro em Bairro”, com a equipe da Ouvidoria Geral do Município, prestando atendimento aos munícipes.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), por sua vez, levou à comunidade os serviços do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), do Espaço Empreendedor, além de orientação sobre os cursos da Uniten (Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios). Já a Secretaria da Fazenda (Sefaz) disponibilizou a Casa do Cidadão Itinerante, para esclarecer dúvidas e receber solicitações dos moradores.

A Secretaria Jurídica (SAJ) também participou do evento com a equipe do Procon Móvel. Na unidade, a população pôde obter orientações. Ainda, em parceria com a Prefeitura, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) levou o Sebrae Móvel à comunidade, que dispõe de informações sobre cursos voltados ao empreendedorismo.

Quem também contribuiu com o evento foram as equipes educativas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), que levaram ao público a temática do consumo consciente de água e combate ao desperdício. Também foram oferecidas mudas de ervas e hortaliças, além de dicas para o cultivo de hortas.

Ainda neste sábado, o setor de Educação para o Trânsito da Urbes conscientizou e orientou quanto à importância do uso adequado da cadeirinha, a fim de proteger as crianças conforme a faixa etária, ao lado de outras medidas preventivas de mobilidade urbana para evitar acidentes.

A Secretaria da Saúde (SES) ofereceu serviços gratuitos de saúde à população, com atendimentos dos Ônibus Azul e Rosa, aferição de pressão e glicemia e, ainda, o Trailer de Odontologia, da Saúde Bucal. Durante a ação, a equipe da Vigilância em Saúde, da Divisão de Zoonoses da SES, também orientou as pessoas sobre prevenção e combate a arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela).

A Secretaria de Esportes e Lazer (Semes) levou para todos jogos de xadrez e dama, além de oficinas de atletismo e de boxe, que atraíram o interesse, principalmente, das crianças.