Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trânsito

Ação educativa da Urbes alerta motoristas sobre atenção aos ciclistas

Uma ação piloto sobre o tema foi realizada com sucesso na última segunda-feira (23)

28 de Agosto de 2021 às 10:53
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Já, os ciclistas são orientados a respeitar a sinalização de trânsito
Já, os ciclistas são orientados a respeitar a sinalização de trânsito (Crédito: Divulgação)

A Urbes – Trânsito e Transportes prepara uma nova ação de educação para o trânsito, que vai integrar o calendário de atividades programadas para o mês de setembro, em pontos estratégicos de Sorocaba. Trata-se de uma blitz, com a intenção de orientar motoristas e ciclistas quanto à atenção e segurança no trânsito. Uma ação piloto sobre o tema foi realizada com sucesso na última segunda-feira (23).

A blitz ocorreu durante um período de duas horas, na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, em frente à Prefeitura. No total, 198 veículos foram abordados, observando os protocolos sanitários, e os motoristas foram orientados sobre práticas seguras envolvendo ciclistas.

“A ação foi positiva e os motoristas receberam folhetos informativos, contendo dicas de como condutores e ciclistas devem atuar com segurança no trânsito, de forma a evitar acidentes”, destacou a gerente de Educação para o Trânsito da Urbes, Cibele Soares.

Entre as práticas seguras que devem ser adotas por motoristas estão: respeitar a distância mínima ao ultrapassar ciclistas; não ultrapassar o ciclista em alta velocidade; não buzinar para alertar o ciclista; respeitar a preferência do ciclista ao fazer a conversão em via; ter cuidado ao abrir a porta do carro e sinalizar com antecedência.

Já, os ciclistas são orientados a respeitar a sinalização de trânsito; sempre transitar nas ciclovias e ciclofaixas; usar sinalização noturna dianteira e traseira; nunca pedalar na contramão; não usar celular enquanto pedala e respeitar o uso obrigatório de campainha e retrovisor esquerdo.

Semana comemorativa

A nova ação educativa vai constar em uma programação especial, que a Urbes está preparando para o período de 18 a 25 de setembro. Na ocasião, é celebrada a Semana Nacional de Trânsito, instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997, e que tem a proposta de promover, por meio da conscientização de condutores, ciclistas e pedestres, um trânsito sempre mais seguro.

“Desde maio, quando realizamos a campanha ‘Maio Amarelo’, as ações educativas não param e têm sido muito bem recebidas pela população. Queremos um trânsito cada vez mais seguro em Sorocaba e isso só pode ser atingido com um forte trabalho educativo. Vamos intensificar essas ações no mês de setembro e teremos ainda mais novidades, que já estão sendo preparadas”, complementa o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim.