Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Sorocaba confirma 16 casos da variante Delta

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, nenhum caso evoluiu a óbito e não estão mais na fase de transmissibilidade

27 de Agosto de 2021 às 16:55
Ana Claudia Martins [email protected]
Mutação no gene TYK2 faz as células se inflamarem com mais facilidade.
Mutação no gene TYK2 faz as células se inflamarem com mais facilidade. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

 

Sorocaba possui 16 casos confirmados da variante Delta na cidade nesta sexta-feira (27). Segundo a Prefeitura de Sorocaba, os casos identificados da sub-linhagem AY.4 da variante Delta são na faixa etária entre 19 e 69 anos, sendo 11 mulheres e cinco homens. Nenhum caso evoluiu a óbito e não estão mais na fase de transmissibilidade.

A Prefeitura de Sorocaba informa ainda que o Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) do Estado informou a cidade sobre a confirmação dos casos nesta sexta.

Em 5 de julho de 2021, o governo estadual confirmou oficialmente a variante Delta do coronavírus em São Paulo. “Apesar do potencial de maior transmissibilidade em comparação a outras variantes do novo coronavírus, a Delta ainda não demonstra impacto nos indicadores da Covid-19 em São Paulo”, informa a Secretaria de Estado da Saúde.

A variante Delta do SARS-CoV-2 (B.1.617.2), identificada pela primeira vez na Índia em outubro de 2020, está sendo responsável pelo aumento do número de casos de Covid-19, inclusive em países onde a pandemia parecia controlada, como Israel e Reino Unido, devido à sua grande capacidade de transmissão.

Cada indivíduo infectado com a variante delta pode transmitir o vírus para outras quatro a sete pessoas, ou seja, ela é 50% a 100% mais transmissível do que as demais cepas do SARS-CoV-2.

No Brasil, a variante dominante ainda é a gama (P.1, amazônica). De acordo com o boletim epidemiológico da Rede de Alerta das Variantes do SARS-CoV-2, coordenada pelo Butantan, no estado de São Paulo a gama é responsável por 89,82% dos casos, seguida da P.1.2 (4,22%), da alfa (B.1.1.7, britânica) e, em quarto lugar, da delta, com 0,54% dos casos.

Em todo o Brasil, já foram registrados pelo menos mais de 700 casos da variante Delta, identificada em 14 estados e no Distrito Federal. O governo estadual informa ainda que estudo feito por pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da província de Cantão (Guangdong), na China, que demonstra que a Coronavac evita em 100% o desenvolvimento de casos graves de Covid-19 causados pela variante Delta do SARS-CoV-2 e tem eficácia de 69,5% contra pneumonias decorrentes da doença.