Buscar no Cruzeiro

Buscar

Polícia especializada

Deic completa um ano de atuação e representa a evolução da Civil

Números da produtividade mostram a eficiência do trabalho da Polícia Civil

26 de Agosto de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Rodrigo Ayres, Wilson Negrão,  Luís Lara e  Luciane Bachir
Rodrigo Ayres, Wilson Negrão, Luís Lara e Luciane Bachir (Crédito: Fábio Rogério )

Um ano após sua inauguração, a Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba, que atende mais de 3 milhões de pessoas, representa um marco na evolução da produção da Polícia Civil na cidade e na região de Sorocaba, que compreende 79 municípios dentro de sua área de abrangência.

Comandada pelo delegado da Polícia Civil de Sorocaba, Wilson Negrão, desde 25 de agosto de 2020, e uma equipe de cerca de 60 policiais civis, a Deic passou a incorporar as estruturas da Delegacia de Investigações Gerais (DIG), da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), além de aglutinar mais três setores especializados: de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro (Seccold), a Delegacia de Homicídios e ainda o Grupo de Operações Especiais (GOE).

Construída em uma estrutura moderna, ampla e com diversas tecnologias à disposição da Polícia Civil para o combate à criminalidade, a Deic está instalada em um prédio imponente ao lado da Delegacia Seccional de Sorocaba, na avenida General Carneiro, equipado com mais de 20 salas, banheiros, cozinha e copa, ambientes climatizados, elevador, energia protegida por nobreak, acessibilidade e sistema de energia, além de 4 viaturas blindadas 0km.

Sob o comando do delegado Wilson Negrão, outros quatro delegados são responsáveis pelo trabalho nos setores especializados da Deic: Rodrigo Ayres, Luciane Bachir, Luis Lara e Felipe Orosco.

Produção policial

A produção e o resultado do trabalho da Polícia Civil na área de atuação da Deic de Sorocaba mais do que dobraram após um ano de sua inauguração. Segundo dados apresentados ontem (25) ao Cruzeiro do Sul pelo delegado Wilson Negrão, houve aumento de quase 200% nas prisões efetuadas, na comparação de 2020 com igual período de 2021.

Delegado Wilson Negrão comanda uma equipe com 60 policias civis. - FÁBIO ROGÉRIO (25/8/2021)
Delegado Wilson Negrão comanda uma equipe com 60 policias civis. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (25/8/2021))

No período comparado, o total de prisões efetuadas em 2020 foi de 324 contra 941 este ano, o que representa um aumento de 190,43%.

O número de pessoas presas por tráfico de drogas, no mesmo período, subiu de 176 para 308, o que significa um aumento de 75%. E em relação ao total de drogas apreendidas o aumento é ainda maior. Enquanto em 2020 foi apreendida pouco mais de uma tonelada (1.235,86kg), em 2021 já são mais de 13 toneladas (13.420,23 kg).

Outros destaques da produção da Deic Sorocaba em 2021 foram os aumentos de mandados de prisão cumpridos e de inquéritos instaurados. Foram 784 mandados este ano contra 141 no mesmo período de 2020, o que representa um aumento de 456,02%. Já o total de inquéritos instaurados subiu de 113 para 195, aumento de 72,56%.

Também houve aumento nos números de flagrantes lavrados, pessoas presas em flagrantes, prisões preventivas solicitadas, máquinas caça níquel apreendidas, entre outros.

Aglutinação trouxe agilidade

Para o delegado responsável pela Deic Sorocaba, Wilson Negrão, a aglutinação das delegacias e setores especializados trouxe mais agilidade e eficiência para o trabalho da Polícia Civil, no combate à criminalidade, o que resultou em maior produtividade.

“Tínhamos um gasto alto de locação com um prédio no Jardim Astro que abrigava a Dise e a DIG. Com a inauguração da Deic todos os setores foram aglutinados no mesmo prédio, o que trouxe uma maior integração entre os trabalhos dos policiais civis e as investigações criminais”, destaca.

O delegado Rodrigo Ayres, que atua mais no combate ao tráfico de drogas, também acredita que a junção dos trabalhos das delegacias especializadas trouxe mais eficiência para as investigações, inclusive reduzindo o tempo dos trabalhos, e trazendo muitas resoluções de crimes. “Sem dúvida, essa troca de informações entre os policiais acaba trazendo muito mais eficiência para as investigações, e acho que até superou as nossas expectativas”, aponta Ayres.

O delegado Wilson Negrão destaca ainda que a Polícia Civil de Sorocaba atua em conjunto com a Polícia Militar, com a Guarda Civil Municipal (GCM), Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Polícia Federal. “A Polícia Civil atua em conjunto com as demais forças de segurança pública, inclusive com a Polícia Militar, aproveitando para dar boas-vindas ao novo comandante do CPI-7, o coronel Edson Luís da Silva Simeira”, disse o delegado.

Wilson Negrão disse ainda que a Deic fará uma homenagem para a promotora Maria Aparecida Castanho, que atuava no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), e faleceu no dia 5 de maio deste ano, por conta de sequelas relacionadas à Covid-19. “A promotora Maria Aparecida era uma pessoa maravilhosa, competente e empenhada, e sempre vendo o bem do próximo. Ela faz muita falta para todos nós e merece essa homenagem”. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos