Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Sorocaba possui 42.534 faltosos da segunda dose das vacinas contra a Covid-19

No entanto, número de faltosos da segunda dose pode ser menor por conta do atraso na atualização dos dados na plataforma estadual VaciVida

25 de Agosto de 2021 às 12:48
Cruzeiro do Sul [email protected]
O Distrito Federal começou a vacinar pessoas com 49 anos a partir de hoje. A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 19 de janeiro e o DF já  recebeu 1.455.070 doses de imunizantes.
O Distrito Federal começou a vacinar pessoas com 49 anos a partir de hoje. A vacinação contra a Covid-19 começou no dia 19 de janeiro e o DF já recebeu 1.455.070 doses de imunizantes. (Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

A Prefeitura de Sorocaba informa nesta quarta-feira (25) que a cidade possui atualmente 42.534 faltosos de segunda dose das vacinas contra a Covid-19. Os números são até a data desta terça (24), e segundo a Secretaria da Saúde (SES) os números foram extraídos da plataforma estadual VaciVida e podem ter alteração, conforme digitação de novas fichas de vacinados pelo município.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Sorocaba, nos últimos dias, houve uma queda de 35,67% no número total de faltosos na cidade, que tinha 66.136 pessoas no último dia 20 de agosto, caindo para 42.543 na última terça-feira.

A SES informa também que do total de 42.543 faltosos de Sorocaba 25.227 são da vacina CoronaVac/Butantan e 17.316 da AstraZeneca/Oxford. “A redução é reflexo das diversas ações de segunda dose que têm sido realizadas na cidade neste período, além da intensificação da divulgação pelos canais oficiais da Prefeitura de Sorocaba, com o apoio da imprensa, sobre a importância da aplicação da segunda dose para completar o esquema vacinal e atingir a eficácia máxima comprovada pela Anvisa de cada vacina”, informa a pasta municipal.

A SES explica ainda que o descompasso nos números do VaciVida (plataforma estadual) acontece porque, para facilitar o acesso da população à vacinação, Sorocaba não exige o pré-cadastro dos munícipes no sistema, ficando essa digitação de cada ficha a cargo da própria Secretaria.

“Sendo assim, a digitação completa das aplicações acaba sendo feita posteriormente às ações de vacinação realizadas, o que gera esse descompasso entre o número de doses realmente aplicadas no município e o que consta no sistema VaciVida. O município está colocando essa digitação em dia, em um mutirão para esse fim”, destaca.

A SES informa ainda que para quem perdeu o prazo da segunda dose, a orientação é que o munícipe compareça em uma nova ação de segunda dose da vacina adequada para o grupo contemplado.
“Todas as informações sobre cada uma das ações de vacinação podem ser encontradas no site da Prefeitura (www.sorocaba.sp.gov.br) ou nas redes sociais oficias: Facebook (/prefeituradesorocaba) e Instagram: @prefeituradesorocaba”, aponta.

Região de Sorocaba é a 2ª do Estado no total de faltosos

A Região de Sorocaba é a segunda maior do Estado com total de faltosos da 2ª dose de vacinas contra a Covid-19 com 124,6 mil pessoas. O Departamento Regional da Saúde (DRS) de Sorocaba compreende no total 48 cidades. O balanço foi divulgado ontem pelo governo estadual.

Segundo os dados, a região de Sorocaba perde somente para a Grande São Paulo no número de faltosos, que é de 622,3 mil pessoas. E em terceiro lugar está a região de Campinas com o total de 95,2 mil faltosos.

Em relação à região de Sorocaba o aumento no número de faltosos é de 208,41% na comparação com os dados do mês passado, por exemplo, também divulgados pelo governo estadual. Em 21 de julho último, a região de Sorocaba contabilizava no total 40,4 mil faltosos dos imunizantes contra a Covid-19.

Na ocasião eram 19,9 mil faltosos que não compareceram aos postos para tomar a segunda dose da vacina do Butantan, e 20,5 mil da Astrazeneca/Oxford, na região de Sorocaba.

Já em 27 de maio deste ano, o número total de faltosos na região era menor ainda e somava 33.661 pessoas. E, em 7 de maio último, somava 30.199 faltosos.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, em todo o Estado o total de faltosos da segunda dose das vacinas contra a Covid-19 chega a 1,27 milhão de pessoas, que ainda não compareceram aos postos para tomar a segunda dose das vacinas contra a Covid-19 para que concluam sua imunização.

O balanço desta terça contabiliza 715 mil pessoas que ainda precisam completar o esquema vacinal com o imunizante do Butantan/Coronavac, outras 511 mil da Fiocruz/Astrazeneca/Oxford e 47,7 mil de Pfizer. Por isso, a pasta reforça as orientações para que as pessoas retornem aos postos. (Da Redação)