Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Coronel Edson Luís da Silva Simeira será novo comandante do CPI-7

A mudança se deu após o coronel Aleksander Lacerda ser afastado de suas funções por ato de indisciplina

25 de Agosto de 2021 às 09:00
Kally Momesso [email protected]
Novo comandante do CPI-7, coronel Simeira
Novo comandante do CPI-7, coronel Simeira (Crédito: Divulgação PM)

Atualizada às 12h42

O governador João Doria nomeou nesta quarta-feira (25), por meio do Diário Oficial do Estado de São Paulo, o coronel Edson Luís da Silva Simeira, de 49 anos, como novo comandante do CPI-7. Ele assume o lugar do coronel Aleksander Toaldo Lacerda, afastado por ato de indisciplina.

O coronel Simeira atua há 31 anos na Polícia Militar. Ele foi promovido a capitão em 2008, a tenente coronel em 2017 e se tornou coronel em 2020. Edson Luís Simeira serviu no 20º BPM/M, 7º BPM/I, 40º BPM/I, 50º BPM/I, Diretoria de Finanças e Patrimônio, Presídio Militar Romão Gomes, Comando de Policiamento de Área Onze e no próprio CPI-7.

Já foi chefe de divisão operacional, de divisão de recursos humanos e de divisão de finanças e logística do CPI-7. Foi subcomandante do batalhão 50º BPM/I, chefe do departamento de planejamento e assessoria técnica e diretor do presídio militar Romão Gomes.

Fora da PM, ele ainda é pós-graduado em Direto Público e Direito do Estado pela Faculdade de
Direito de Itu e pós-graduado em Segurança Pública pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Além disso, é doutor em ciências policiais de segurança e ordem pública.

Saída do coronel Aleksander Lacerda

O decreto oficial ainda determinou que o coronel Aleksander Lacerda fosse transferido para o Comando de Policiamento da Capital (CPC), no lugar do coronel Marcos de Paula Barreto, que assume o Comando de Policiamento de Àrea Metropolitana Onze (CPA/M-11). 

A decisão de Dória ocorreu após o coronel Aleksander Lacerda publicar, em suas redes sociais, mensagens de convocação para a manifestação bolsonarista previstas para 7 de setembro.

Aleksander Toaldo Lacerda assumiu em no CPI-7 em fevereiro de 2020 no lugar do Cel. PM Williams de Cerqueira Leite Martins. Aleksander já esteve à frente do comando do 7º Batalhão de Polícia Militar do Interior, na região de Sorocaba como Tenente Coronel. Desde o ano passado, entretanto, ele ocupava a geral do CPI-7, representando os batalhões de Sorocaba 7º BPM/I de Sorocaba, 12º BPM/I de Botucatu, 22º BPM/I de Itapetininga, 40º BPM/I de Votorantim, 50º BPM/I de Itu, 53º BPM/I de Avaré e 54º BPM/I de Itapeva.

O Comando de Policiamento do Interior-7 é responsável por 78 municípios, incluindo os 27 da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). 

Galeria

Confira a galeria de fotos