Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Startup sorocabana desenvolve solução contra pragas no campo

Empresa utilizou inteligência artificial para criar armadilha

25 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Combate preventivo e assertivo são benefícios da nova tecnologia.
Combate preventivo e assertivo são benefícios da nova tecnologia. (Crédito: MARCELO CAMPO / AGÊNCIA BRASIL)

Residente do Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) há mais de dois anos, a SensaIOTech, startup voltada ao agronegócio, criou uma armadilha, dotada de inteligência artificial, capaz de detectar, identificar e quantificar as pragas no campo. Entre os benefícios, a solução facilita o combate preventivo e mais assertivo no trabalho de cultivo e colheita de grãos, sementes e outros produtos agrícolas.

A receptividade à inovação foi tamanha que a startup instalada no PTS foi convidada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), ligada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a apresentá-la no evento 5G Rural, promovido recentemente em Londrina, no Paraná, com as presenças dos ministros da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e das Comunicações, Fábio Faria.

O CEO da SensaIOTech, João Henrique Lopes, conta que a pesquisa e o monitoramento das pragas vêm sendo desenvolvidos em parceria com a própria Embrapa. Além disso, a armadilha está sendo testada e os resultados no combate e na localização das pragas que foram apresentados são muito satisfatórios.

Ainda segundo João Henrique, a armadilha ficou em primeiro lugar no Programa Soja Open Innovation, edital público para seleção de empresas com interesse no desenvolvimento de projetos de inovação aberta. Por isso, ele considera o apoio do Parque Tecnológico de Sorocaba fundamental para o desenvolvimento, o aperfeiçoamento e as pesquisas de soluções voltadas ao agronegócio do país.

“O exemplo de sucesso da SensaIOTech é um dos inúmeros que temos aqui, no PTS”, complementa o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Nelson Tadeu Cancellara. “E esse exemplo só contribui para o nosso objetivo de nos consolidarmos como o grande centro de desenvolvimento tecnológico e de inovação para Sorocaba, região e todo o Brasil”, conclui. (Da Redação com Secom Sorocaba)