Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Mais da metade dos alunos da cidade voltam à aula presencial

Pais e estudantes aprovam a retomada segura da rotina escolar

25 de Agosto de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Escolas públicas e privadas seguem os protocolos de prevenção e segurança para evitar a Covid-19.
Escolas públicas e privadas seguem os protocolos de prevenção e segurança para evitar a Covid-19. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (23/8/2021))

Mais da metade dos alunos das escolas municipais, estaduais e particulares de Sorocaba já retomaram as aulas de forma presencial, seguindo os protocolos de prevenção e segurança para evitar a Covid-19.

Segundo dados da Prefeitura, dos cerca de 60 mil alunos matriculados, mais de 40 mil já retornaram presencialmente, seguindo modelo de revezamento de turmas, distanciamento social entre os estudantes e demais protocolos sanitários, de acordo com a metragem de cada sala de aula, conforme decretos vigentes.

Porém, 13 escolas municipais ainda aguardam reparos em seus prédios e com isso os estudantes dessas unidades seguem com aulas de forma remota, por meio das chamadas Atividades Não Presenciais (ANPs), mantendo o canal de comunicação individual de cada escola com suas respectivas comunidades.

Questionada a respeito, a Prefeitura informa que das 18 unidades escolares que aguardavam reparos para retomar as aulas presencialmente, cinco já retornaram. “A previsão da retomada presencial das demais escolas é até setembro”, informa a gestão municipal.

Lembrando que os alunos da rede municipal de ensino de Sorocaba ficaram mais de um ano sem aulas presenciais, que foram retomadas aos poucos, a partir de junho deste ano.

Rede estadual

Na rede estadual de ensino de Sorocaba, as aulas presenciais também já foram retomadas em praticamente todas as unidades. Na manhã de ontem, o movimento de alunos era considerável, por exemplo, na escola estadual Antônio Padilha, que fica na região central. O mesmo podia ser visto na Dr. Júlio Prestes de Albuquerque (Estadão), que fica na avenida Dr. Eugênio Salerno.

Questionada a respeito, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo contabilizou o retorno presencial de 60% de seus estudantes. Já o Centro de Mídias de São Paulo registrou até 21 de agosto 56% dos alunos da rede que acessaram as aulas remotas.

A pasta estadual informa ainda que não possui dados locais e nem regionais sobre a retomada presencial dos estudantes, mas somente do Estado como um todo.

“Ressaltamos que o número ultrapassa 100%, pois temos alunos que estão seguindo no modelo híbrido, presencial e remoto por meio do Centro de Mídias”, aponta a pasta.

Além disso, a secretaria estadual informa o aumento de escolas estaduais de Sorocaba em período integral, por meio do Programa de Ensino Integral (PEI), que já ocorre em várias unidades como no Padilha e no Estadão.

Conforme a pasta estadual, até 2018, eram nove escolas em período integral na cidade e até o momento já são 41. A estimativa da secretaria é que em 2022, 50 das 78 escolas regulares de Sorocaba serão de tempo integral.

Para a volta às aulas a Secretaria de Educação determinou que as escolas atendessem aos estudantes conforme a sua capacidade física, tendo como base as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), respeitando o distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas.

O uso de máscaras continua obrigatório dentro das escolas e durante o percurso de ida e volta. Ao adentrarem nas unidades, todas as pessoas têm a temperatura aferida e, caso esteja acima de 37,5 graus, é orientado o retorno para casa. Os protocolos também incluem higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% e dos ambientes e ambientes arejados com portas e janelas abertas.

A retomada das aulas presenciais na rede estadual em 2021 começou a partir da segunda quinzena de abril de forma gradual e facultativa, com limite máximo de 35% dos alunos por dia em cada unidade e respeitando as regras de segurança sanitária previstos no Plano São Paulo.

Pais e alunos aprovam retomada

Pais e estudantes de escolas da rede pública e privada aprovam a retomada segura das aulas presenciais. Tanto na rede pública quanto na particular ainda há a opção de ensino remoto para aqueles que ainda preferem essa modalidade.

Na rede privada de Sorocaba as aulas foram retomadas no início de fevereiro mantendo também a opção do ensino remoto. Por conta do avanço da pandemia, houve um período de suspensão das aulas no fim do primeiro semestre, com aulas somente de forma remota.

E a partir do início do mês, houve novamente a retomada segura dos estudantes para as escolas. No Colégio Politécnico, no Alto da Boa Vista, a fonoaudióloga Kátia Bravo Machado está segura e contente com a retomada da aula presencial do filho Ramon, de 6 anos. A mãe conta que ele é aluno do 1º ano do ensino fundamental e que a volta às aulas, de forma presencial, era necessária. “Estou contente e segura com a retomada, pois ela era necessária e tinha que ter ocorrido. O importante é manter os cuidados necessários, a vacina e seguir as regras determinadas”, afirma.

Pais e alunos da escola municipal Getúlio Vargas também aprovaram o retorno das aulas. A vendedora Paula Fogaça, 39 anos, afirma que a filha Maria Eduarda, de 7 anos, frequenta aulas presenciais uma semana sim e outra não. “Foi muito tempo somente com aulas remotas, o que prejudicou a aprendizagem. Tive que contratar uma professora particular para ajudar nos estudos da minha filha”, conta. (Ana Cláudia Martins)