Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estiagem

Situação hídrica coloca em risco abastecimento na RMS

Nesta segunda-feira (23), alguns bairros de Salto ficaram sem água mesmo no dia "sim"

24 de Agosto de 2021 às 01:07
Marina Bufon [email protected]
Com reservatórios baixos, Salto iniciou nesta segunda-feira (23) um sistema de racionamento
Com reservatórios baixos, Salto iniciou nesta segunda-feira (23) um sistema de racionamento (Crédito: DIVULGAÇÃO PREFEITURA SALTO)

A cidade de Salto precisou interromper o abastecimento de água para algumas localidades do grupo B, de bairros atendidos pela ETA do Parque Bela Vista, na tarde desta segunda-feira (23) como uma forma de tentar evitar o esgotamento dos reservatórios. Nesta segunda-feira (23), o Saae passou da fase azul para a laranja do Plano de Racionamento (24 horas com água e 24 horas sem), mas algumas localidades, como Panorama, Jardim das Nações, Parque Laguna e Planalto, que seriam atendidas, acabaram ficando sem água devido ao consumo elevado por parte da população.

Antes disso, no domingo (22), ainda na fase anterior do Plano, o abastecimento foi suspenso em todos os bairros da cidade até 22h, também como uma forma emergencial encontrada durante o período de drástica estiagem que acomete a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e todo o Estado, a pior dos últimos 100 anos.

Já a Companhia Ituana de Saneamento (CIS) informou que, em Itu, o rodízio permanecerá nesta semana como nos últimos dias: 24 horas com abastecimento e 48 horas sem. Como foi implantado recentemente, ainda não foi possível avaliar os resultados deste sistema. A Companhia ainda pede que a população diminua seu consumo em até 40% para ajudar na situação.

Outras cidades também têm procurado novas formas de se abastecer. Em Alumínio, por exemplo, foram ampliadas as instalações da captação Itupararanga, com novas tubulações e equipamentos motor-bomba com o objetivo de manter produção de água mesmo com o baixo nível do manancial, segundo a Sabesp, que também recuperou e reativou o poço localizado no bairro Pedágio.

Situação de Sorocaba

Diferentemente de outras cidades da RMS, o Saae de Sorocaba informou que não há, até o momento, previsão para que o município adote medidas de restrição, como os rodízios, “pois está sendo possível a captação do volume de água necessário para o abastecimento da cidade”.

Mesmo assim, o município decidiu, na última sexta (20), intensificar suas campanhas de conscientização do consumo de água como forma de garantir a manutenção do abastecimento público durante o atual período de estiagem. Além disso, o Saae indicou que Sorocaba possui um Plano de Ação para o Sistema de Abastecimento de Água, com medidas que já estão em andamento, como redução da pressão do sistema em alguns momentos do dia e controle ativo de vazamentos. Por fim, o município indicou que, caso a situação do manancial se agrave, outras medidas podem ser adotadas de acordo com a necessidade. (Marina Bufon)