Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Velocidade máxima na Ipanema e na Itavuvu cai para 50 km/h

Justificativa da Urbes é a pista estreita devido ao sistema BRT

24 de Agosto de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Placas foram percebidas pelos motoristas há poucos dias.
Placas foram percebidas pelos motoristas há poucos dias. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (23/8/2021))

A velocidade máxima de tráfego da avenida Ipanema, na zona norte de Sorocaba, caiu de 60 km/h para 50 km/h. A informação foi confirmada ontem (23) pela Urbes, que gerencia o trânsito e o transporte de Sorocaba. Os motoristas perceberam alterações nas placas de sinalização da via nos últimos dias. Elas estão dispostas nos radares dos canteiros centrais da avenida e também na sinalização horizontal das calçadas da via. A situação também ocorre na avenida Itavuvu.

A medida, apesar de ter sido observadas pelos motoristas nos últimos dias, com a sinalização, está em operação desde abril, de acordo com empresa pública. “As placas foram instaladas nas avenidas Ipanema e Itavuvu, devido à implantação do Sistema BRT, como medida preventiva e de forma a conferir mais segurança a todos os usuários desse sistema, tanto motoristas, quanto pedestres, por se tratarem de vias com corredor exclusivo para ônibus e com faixas de rolagem mais estreitas”, justifica a Urbes.

A velocidade de tráfego, ainda conforme a Urbes, em trechos onde há travessia de pedestres, é de 30 km/h. Já, na avenida Itavuvu, o mesmo tipo de sinalização está instalado desde agosto de 2020, também em função do BRT, diminuindo também a velocidade de 60 km/h para 50 km/h.

A Urbes não informou se foram feitos estudos para embasar a necessidade da mudança e nem se houve algum trabalho de orientação sobre a diminuição. (Marcel Scinocca)