Buscar no Cruzeiro

Buscar

Queimadas

Cidadão tem canal exclusivo para denúncia de ocorrências e colaborar na fiscalização

24 de Agosto de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Equipe da Patrulha Ambiental fotografa e faz a medição da área atingida pela queimada.
Equipe da Patrulha Ambiental fotografa e faz a medição da área atingida pela queimada. (Crédito: SECOM SOROCABA)

Em junho deste ano, a Prefeitura de Sorocaba lançou um novo canal de denúncias para atuar na fiscalização de queimadas na cidade. Qualquer pessoa pode comunicar um foco de incêndio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo WhatsApp (15) 99175-0927, informando endereço exato do local, além de enviar foto e/ou vídeo.

Ao receber a denúncia do cidadão, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade encaminha o caso para a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM), que fará a fiscalização.

No local, a equipe da Patrulha Ambiental fotografa e faz a medição da área atingida pela queimada. Assim que a Divisão de Licenciamento, Controle e Fiscalização Ambiental da Sema recebe o relatório, faz o mapeamento e o enquadramento na legislação vigente para a elaboração do auto de multa. Caso não haja flagrante, é feito o levantamento de quem é o proprietário do terreno para autuação.

Em Sorocaba, a prática de queimadas é criminosa e a multa pode ultrapassar R$ 3 mil, conforme a Lei Municipal nº 10.151, de 27 de junho de 2012. As denúncias de queimadas também podem ser feitas pelo telefone 156; pelo WhatsApp (15) 99129-2426, ambos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; ou pelo portal http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento, da Prefeitura de Sorocaba.

Votorantim em alerta

A Defesa Civil de Votorantim emitiu um alerta sobre a elevação da temperatura e a baixa umidade do ar durante esta semana. Esse clima aumenta o risco de incêndios em coberturas vegetais da cidade.

A umidade do ar, ontem (23) ficou entre 20% e 40%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Não há previsão de chuva.

A maior parte dos incêndios florestais é provocada pela ação do homem, de maneira acidental ou intencional. As causas mais comuns são queimada para limpeza de terreno ou destruição de lixo, cigarros descartados acesos às margens de rodovias e soltura de balões.

Em Votorantim, uma lei municipal proíbe o emprego de fogo em terrenos públicos ou particulares. O descumprimento acarreta multa ao infrator. (Ana Cláudia Martins)