Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Cinco hospitais zeram pacientes de Covid na enfermaria

24 de Agosto de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
Coronavírus em Sorocaba.
Coronavírus em Sorocaba. (Crédito: Arte JCS)

Cinco das sete unidades de saúde pública de Sorocaba com leitos de enfermaria para Covid-19 estavam sem pacientes ontem (23). A situação reafirma a tendência dos últimos 30 dias, de queda nas internações relacionadas ao novo coronavírus na cidade. Ainda ontem, a cidade também registrou 121 novos casos e 124 recuperados, além de sete mortes.

Conforme o censo diário de leitos para Covid-19, os hospitais Adib Jatene, Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) -- administrados pelo Estado --, Centro de Estabilização Covid (CTE) Zona Oeste, Amhemed e Gpaci -- pertencentes ou contratualizados pela rede pública municipal -- não tinham pacientes em seus leitos. Somadas, as unidades têm disponível 72 leitos.

Apenas Santa Casa e o CTE tinham pacientes internados, mas a taxa de ocupação estava abaixo de 76%. Vale lembrar que o Estado desativou, na semana passada, os 10 leitos do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Nas UTIs, uma unidade não tinha pacientes e, nas demais, a taxa era igual ou inferior a 70%.

De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), o número de recuperados foi a 80.142. Os casos confirmados com a doença passaram de 83.072 para 83.193 na cidade. O total de pessoas em recuperação sob isolamento domiciliar era de 265. A cidade também apresentou queda do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus e que aguardam resultados -- de 420 para 364. O número de descartados por resultados negativos aumentou para 153.976.

Com os sete novos registros, os óbitos confirmados aumentaram para 2.752. As vítimas tinham entre 31 e 76 anos. A mais idosa, inclusive, não tinha fatores de risco para o novo coronavírus. Entre as demais, três eram cardiopatas, uma tinha doença pulmonar e uma tinha câncer de mama e era obesa, além do quê tinha acabado de ter um filho.

Três das mortes ocorreram em São Paulo. Houve uma também em São Bernardo do Campo e outra em Votorantim. Duas ocorreram em unidades de urgência e emergência de Sorocaba. Os óbitos foram registrados entre 7 de julho e 22 de agosto. Até o final da tarde desta segunda-feira, Sorocaba não tinha óbitos em investigação. (Marcel Scinocca)