Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mobilidade urbana

Democráticas e ecológicas, bikes fazem parte da rotina diária dos sorocabanos

Cidade tem 127 km de ciclovias, permitindo que as bicicletas sejam usadas tanto como lazer como para transporte

22 de Agosto de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Pedalar é um exercício físico que traz muitos benefícios para a saúde do corpo e da mental.
Pedalar é um exercício físico que traz muitos benefícios para a saúde do corpo e da mental. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (13/8/2021))

As ciclovias e as bicicletas, um meio de transporte extremamente democrático, elas estão presentes na vida do sorocabano muito antes da pandemia de Covid-19, quando houve um boom de ciclistas por todo o País. As bikes também são alternativa econômica em tempos de combustíveis caros. Sorocaba possui uma das maiores malhas cicloviárias do Brasil, com 127 quilômetros de extensão, e a Prefeitura está planejando a expansão dessas ciclovias, já que as obras estão paradas há um tempo.

“Temos uma ciclovia muito extensa, que compõe todas as regiões da cidade. A gente pretende ampliar essa ciclovia em algumas avenidas que não temos, sempre tentando utilizar o canteiro central para fazê-la segregada, não compartilhada -- é melhor e mais segura para o ciclista. E também fazer conexões, porque alguns trechos ainda não têm”, iniciou Carlos Eduardo Paschoini, secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico.

Carlos Eduardo Paschoini, secretário de Mobilidade. - DIVULGAÇÃO RÁDIO CRUZEIRO FM
Carlos Eduardo Paschoini, secretário de Mobilidade. (crédito: DIVULGAÇÃO RÁDIO CRUZEIRO FM)

Ele também falou do retorno de programas que incentivem o uso das magrelas. “O Integrabike é um sistema importante e que faz a integração com o transporte público. O governo passado encerrou o contrato e estamos fazendo um novo termo de referência para esse sistema voltar a operar em Sorocaba com 20 estações, para atender todas as regiões da cidade. Estamos tentando colocar isso em prática até o final do ano”, complementou.

A professora Lígia Carreri Mauá, que leciona no curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniso, falou sobre a importância desse sistema de integração. “O uso da bicicleta como meio de transporte pode ser um meio de redução de necessidade dos veículos e, consequentemente, de espaço que eles ocupam. Se a gente tiver uma infraestrutura adequada de malha cicloviária combinada com um sistema de transporte público eficiente, teremos muito benefícios para o sistema de circulação da cidade”, explicou.

Bike é terapia e trabalho

Para muitos a bicicleta é um meio de transporte. - FÁBIO ROGÉRIO (13/8/2021)
Para muitos a bicicleta é um meio de transporte. (crédito: FÁBIO ROGÉRIO (13/8/2021))

No entanto, obviamente bicicleta também é sinônimo de lazer e, por que não, terapia durante tempos tão difíceis. Renata de Lima, mais conhecida como Renatinha, encontrou um tempo para pedalar com mais afinco com mães de alunos dos quais é professora. Juntas, elas formam o grupo Pentagrama, sob tutela do assessor esportivo Bruno Goia.

“A gente ia uma vez por semana, mas aumentamos para duas, faça chuva ou faça sol. Isso é vida, a gente se encontrou pedal! Eu era uma pessoa que estava numa fase bem ‘deprê’ na minha vida e virou uma terapia, volto outra pessoa. Temos paisagens maravilhosas por aqui. Você acordar cedo e ver o rio Sorocaba e as aves te dando bom dia, não tem coisa mais deliciosa”, disse ela.

Não se pode esquecer, por fim, que as bicicletas também estão funcionando como forma de trabalho, com entregas de produtos feitos por meio delas. O casal Flávia de Oliveira Fontolan e Giovanny Camargo Gerlach, por exemplo, fundaram o Graxa Cicloentregas, que faz delivery por toda Sorocaba e também Votorantim, e eles, como ciclistas assíduos, percebem alguns pontos a serem melhorados.

“Sorocaba é muito boa na questão de ciclovias, isso é um ponto positivo, mas temos algumas melhorias que são necessárias, como locais descontinuados, muitas plantas, rampas sem padronização, porque a ciclovia é um lugar de acesso, não só para ciclistas. Outra questão é a educação no trânsito, muitos motoristas não reconhecem que o ciclista tem o direito de usar a faixa da direita, por exemplo. Os aplicativos aumentam essa frota de carros e motos nas ruas e faz com que as pessoas fiquem mais estressadas ainda. Seria ótimo se integrasse (o ciclista) ao trânsito mesmo”, destacou Giovanny.

O futuro é agora

Pedalar por aí fazendo menos esforço já é uma realidade em Sorocaba também, isso porque já é possível ver pelas ruas da cidade as bicicletas elétricas, uma consequência da união entre tecnologia e mobilidade, não só nas bikes, mas também em monociclos, patinetes e scooters. Assim como as tradicionais, a bicicleta elétrica também é sustentável, pois não precisa de combustível para funcionar.

Engajada com esse meio de transporte, Nenê Oliveira e o marido abriram a loja MENY - Mobilidade Elétrica, com a finalidade de apresentar essa paixão que virou negócio. “Queremos contribuir com a transformação de negócios, mudando os valores de consumo para garantir o bem-estar da humanidade e o futuro do planeta”, finalizou a empresária. (Jéssica Nascimento e Marina Bufon)

Galeria

Confira a galeria de fotos