Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crise hídrica

Cidades da RMS adotam medidas rígidas no abastecimento de água

Itu ampliou o rodízio, enquanto Araçoiaba capta água de pedreira desativada

21 de Agosto de 2021 às 00:01
Marina Bufon [email protected]
Águas de Araçoiaba capta água de pedreira particular em Salto de Pirapora.
Águas de Araçoiaba capta água de pedreira particular em Salto de Pirapora. (Crédito: CORTESIA / VANESSA GOES / JORNAL DA CIDADE SALTO DE PIRAPORA)

O prolongamento da estiagem e o retorno de altas temperaturas geram uma combinação perigosa diante da atual situação hídrica vivida pela Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). A medida mais restritiva até agora, no que se refere ao problema no abastecimento de água, acontece em Itu, enquanto Araçoiaba da Serra está precisando até mesmo captar e bombear água de uma pedreira.

Ontem (20), a Companhia de Saneamento Ituana (CIS) ampliou o rodízio de abastecimento de água na cidade para 24h/48h, ou seja, um dia com abastecimento e dois sem - antes o sistema era 24h/24h. A Águas de Araçoiaba, concessionária que administra o setor em Araçoiaba da Serra, informou que o abastecimento periódico iniciado no último dia 12 (bairros divididos e abastecidos em dias pares ou ímpares) deve perdurar até o final de agosto, quando nova avaliação será feita.

Além disso, a empresa informou que, além dos poços, está captando e bombeando água de uma pedreira localizada em área particular no município de Salto de Pirapora e que as obras da nova Estação de Tratamento de Água, que captará água no rio Sarapuí, estão adiantadas, “o que permitirá, mesmo com a estiagem, que a situação seja amenizada”.

Já a cidade de Salto, que é atendida pelas ETAs Bela Vista e João Jabour, iniciará, na segunda-feira (23), a Fase Laranja do plano de racionamento - atualmente a Fase Azul está em curso. Na cor laranja, a população ficará sem água por 24 horas consecutivas, com o abastecimento retornando no dia seguinte. Outras informações sobre divisão de grupos podem ser conferidas nos canais de comunicação do Saae do município.

Cerquilho está estudando medidas caso a oferta de água venha a diminuir consideravelmente. Segundo Marcio Gaiotto, superintendente do Saaec, já existe um plano emergencial publicado no site da empresa, que pode ser acionado a qualquer momento. Lá, encontram-se explicadas as interrupções de abastecimento nos bairros, classificadas em bandeira amarela, laranja e vermelha, conforme o reflexo da vazão do rio Sorocaba.

Cidades sem medidas mais rígidas

Por outro lado, algumas cidades não têm previsão inicial de rodízio no abastecimento de água. Segundo a Prefeitura de Piedade, a Sabesp realiza captação no rio Pirapora e em Cotianos e Ortizes (captações emergenciais). Juntos, esses sistemas produzem cerca de 100 litros de água por segundo, portanto, não há risco de desabastecimento.

Ainda, o órgão informou que a companhia de saneamento investiu R$ 2,5 milhões no final do ano passado “nas obras de ampliação do abastecimento, com a implantação da captação no rio Sarapuí e a execução de 10,4 quilômetros de adutora, permitindo a transposição do rio Sarapuí até o córrego do Ciríaco”, elevando “em cerca de 60% a capacidade de captação e adução de água bruta, reforçando a produção de água com a reversão do rio Sarapuí”.

Em Itapetininga, a Prefeitura tem recebido relatórios periódicos da Sabesp, sobretudo sobre o rio Itapetininga, responsável por cerca de 90% do abastecimento do município. A concessionária indicou que o abastecimento vem acontecendo de maneira regular, apesar da estiagem no estado. Ainda assim, eles “orientam a população sobre a adoção do consumo consciente, sem desperdício, considerando a água como uma prioridade social e ambiental”.

O mesmo tem acontecido em Votorantim, que “tem intensificado campanhas de uso consciente da água tanto nas redes sociais, quanto em outros meios”. Por lá, não está ocorrendo rodízio de água, mas há constante monitoramento dos mananciais. “Se o abastecimento atingir níveis preocupantes, a administração tomará as medidas necessárias para minimizar as dificuldades”. (Marina Bufon)