Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pandemia

Covid-19: vacinação de adolescentes com 17 anos começa em Sorocaba

Segundo a Secretaria da Saúde, 380 jovens dessa idade agendaram horário para se imunizarem nesta sexta-feira

20 de Agosto de 2021 às 13:58
Vinicius Camargo [email protected]
Adriel: mesmo com a vacinação, é essencial manter medidas preventivas contra a Covid-19
Adriel: mesmo com a vacinação, é essencial manter medidas preventivas contra a Covid-19 (Crédito: Fábio Rogério )

A vacinação de adolescentes contra a Covid-19 em Sorocaba começou nesta sexta-feira (20), pela faixa etária dos 17 anos. Inicialmente, são imunizados os jovens dessa idade com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas. Segundo a Secretaria da Saúde (SES), 380 pessoas desse público agendaram horário para tomar a primeira dose da vacina nesta sexta-feira (20).  Para a imunização de pessoas de 12 a 17 anos, a SES utilizará um lote com 5.106 doses de vacinas a Pfizer, a única aprovada pelo Ministério da Saúde para aplicação nesse público. A remessa foi enviada à cidade na segunda-feira (16), pelo Governo do Estado de São Paulo. 

A aplicação começou às 9h e segue até as 16h, em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs). São elas: Brigadeiro Tobias, São Bento, Aparecidinha, Habiteto, Éden e Wanel Ville. Ansiosa para receber a primeira dose, a estudante Rebeca Leticia Dias da Silva, de 17 anos, não perdeu tempo. Logo pela manhã, tomou a vacina na UBS do Éden. "Nem consegui dormindo direito, esperando chegar logo a hora de vir", contou.

Rebeca: emoção e alívio após receber a primeira dose  - Fábio Rogério
Rebeca: emoção e alívio após receber a primeira dose (crédito: Fábio Rogério )

Emocionada, a jovem disse estar mais aliviada, após ter se vacinado. "É muito gratificante, pois muitas pessoas não conseguiram tomar, mas, graças a Deus, eu consegui", falou, em referência aos mortos pela doença. Mesmo imunizada, Rebeca afirmou que continuará a seguir as medidas de prevenção à Covid-19 e destacou a importância de todas as pessoas fazerem o mesmo.  "A pandemia não acabou", reforçou. Ela ainda deixou um recado para quem não se vacinou ou não quer fazê-lo. "Tomem a vacina. É muito importante. Salva vidas."

A mistura de alívio e felicidade também foi sentida pelo estudante Adriel Miranda da Silva, 17 anos. Ele tomou a primeira dose no unidade do Éden. Assim como Rebeca, Silva reforçou que, mesmo com a imunização, os protocolos sanitários contra o coronavírus continuam essenciais. "(Com a vacina), o risco de contágio é menor. Ela (vacina) diminui os efeitos da doença, mas não impede o contágio", frisou.

Requisitos

Para se vacinar, o adolescente deve apresentar relatório médico comprobatório de comorbidade ou deficiência. Já as gestantes precisam apresentar a carteira de acompanhamento do pré-natal e as puérperas, a certidão de nascimento do bebê.

No dia da imunização, o jovem precisa estar acompanhado de um responsável ou apresentar termo de consentimento assinado por um responsável legal. O documento pode ser obtido no site da Prefeitura.

O agendamento para os jovens de 17 anos receberam a primeira dose foi aberto na quarta-feira (18) e encerrado na quinta (19). Quem não tinha acesso à internet pôde fazer o cadastro pessoalmente em uma UBS.

 

Comorbidades

Nesta etapa da campanha, são imunizados os adolescentes insuficiência cardíaca (IC); cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; e próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.

Os outros problemas incluem diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente (HAR); hipertensão arterial estágio três; e hipertensão arterial estágios um e dois, com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade.

Jovens com doença neurológica crônica; doença renal crônica; imunossuprimidos (transplantados; pessoas com HIV, câncer e doenças reumáticas em uso de corticoides); anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves) igualmente podem se vacinar. Quem sofre de obesidade mórbida e cirrose hepática também. 

Liberação

O governo estadual liberou a vacinação para jovens de 12 a 17 anos com comorbidades, deficiências permanente, grávidas e puérperas na última quarta-feira (18). A expectativa do governo é aplicar ao menos uma dose em todo o público dessa faixa etária até a primeira quinzena de setembro.