Buscar no Cruzeiro

Buscar

Trânsito

Detran: RMS tem queda de 100% nos óbitos em acidentes com bicicletas

Para especialista, a diminuição não se dá por ações fiscalizatórias e, sim, pela crise, que leva muitas pessoas a deixarem de se deslocar

20 de Agosto de 2021 às 13:02
Kally Momesso [email protected]
Ciclovias estão inseguras.
Ciclovias estão inseguras. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO / ARQUIVO JCS)

Na comparação entre os meses de julho de 2020 e julho de 2021, a redução nas fatalidades envolvendo ciclistas na região de Sorocaba foi de 100%, caindo de 6 para 0. O levantamento foi elaborado sistema Infosiga do Respeito à Vida, programa do Governo de São Paulo gerenciado pelo Detran.SP, na quinta-feira (19). Especialista avalia números como reflexos da crise. 

Já nas mortes de passageiros de automóveis também houve queda de 33% no mesmo período, saindo de 9 para 6 óbitos. Com motociclistas o índice também apresentou queda de 42 %, comparando julho de 2020 (19 ocorrências) e julho de 2021 (11). Nas ocorrências envolvendo pedestres houve redução de 15%, com 55 fatalidades no acumulado de janeiro a julho de 2020 para 47 nos sete meses deste ano.

Para Renato Campestrini, advogado e especialista em trânsito, a diminuição não se dá por ações fiscalizatórias e, sim, pela crise, que leva muitas pessoas a deixarem de se deslocar. "Se considerarmos que, por conta da pandemia, muitas ações educativas e de fiscalização deixaram de ser realizadas, o que vemos ainda é um elevado número de desrespeitos às regras de trânsito, as quais, parte delas, foram flexibilizadas com as alterações no CTB, entendemos que não seriam totalmente efeitos de tais ações, mas em decorrência dos efeitos da grave crise que se abate em nosso país", avaliou.

Conforme o especialista, o Brasil é um dos países que mais matam no trânsito e que, por isso "uma vida poupada já vale o esforço". "Nossa torcida é que essa redução apontada na comparação do mês de julho de 2020 com o mês de julho de 2021 permaneça por todos os demais meses do ano", diz Campestrini.

Estado de São Paulo

No Estado de são Paulo também houve uma queda no número de acidentes fatais envolvendo bicicletas no Estado. Na comparação entre os meses de julho de 2020 e julho de 2021, a redução nos óbitos de ciclistas em São Paulo foi de 43,6%, caindo de 39 para 22. No acumulado dos sete primeiros meses do ano passado e deste ano também se verificou uma diminuição de 15,2% nos acidentes fatais, de 237 em 2020 para 201 em 2021.