Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crise hídrica

Racionamento de água piora em Itu

20 de Agosto de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Reservatórios têm só 30% da capacidade média.
Reservatórios têm só 30% da capacidade média. (Crédito: DIVULGAÇÃO / CIS)

As altas temperaturas dos últimos dias, com um aumento de consumo de água em 50%, e a falta de previsão de chuvas até outubro obrigaram a Companhia Ituana de Saneamento (CIS) a ampliar o racionamento no abastecimento de água a partir de hoje (20) em Itu. Na região central, por exemplo, o rodízio será feito no sistema 24h/48h, ou seja, com abastecimento dia sim e dois dias não. O mesmo acontecerá na região do Pirapitingui.

Reginaldo Santos, superintendente da CIS, destaca que os Sistemas Mombaça e Pirajibu - captações de água que não secam - garantem boa estabilidade no abastecimento durante o período de rodízio, porém, o consumo consciente é extremamente necessário neste momento.

“Sem estas captações, Itu já passaria por uma crise hídrica ainda mais grave do que a registrada em 2014. Neste ano, não há risco de filas e desgastes em reservatórios espalhados de forma emergencial pela cidade e/ou bicas. No entanto, o apoio da população segue como fator chave para vencermos esta estiagem. Todos precisam reduzir o seu consumo de água em suas residências”, pontuou.

Os bairros estão divididos em blocos. Até o momento, 2021 registra precipitações 37% inferiores à média dos últimos dez anos. Atualmente, as represas de Itu operam com 30,8% da capacidade média. (Da Redação)