Buscar no Cruzeiro

Buscar

Carteira assinada

Setor supermercadista abre vagas de emprego em Sorocaba

Duas empresas, Oba Hortifrúti e Higa Atacado, já começaram a contratar

19 de Agosto de 2021 às 11:01
Kally Momesso [email protected]
Em 2021, até o momento, o PAT inseriu no mercado de trabalho 1.191 trabalhadores. Crédito da foto: Fábio Rogério (4/1/2021)
Em 2021, até o momento, o PAT inseriu no mercado de trabalho 1.191 trabalhadores. Crédito da foto: Fábio Rogério (4/1/2021) (Crédito: Em 2021, até o momento, o PAT inseriu no mercado de trabalho 1.191 trabalhadores. Crédito da foto: Fábio Rogério (4/1/2021))

O setor supermercadista continua sendo um dos que atraem mais investimentos para Sorocaba. A cidade está prestes a ganhar pelo menos quatro grandes empreendimentos. Uma consequência direta disso é a movimentação do mercado de trabalho. Duas empresas, Oba Hortifrúti e Higa Atacado, já começaram a contratar. Também já estão em obras as lojas do Confiança, na avenida São Paulo, e do Atacadão, na avenida Itavuvu, ao lado do shopping Cidade.

O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) disponibilizou aproximadamente 200 vagas de empregos para atuação na rede de atacados Higa. As oportunidades são para trabalhar nos setores operacionais, administrativos e de liderança. As entrevistas ocorrerão a partir da segunda-feira (23). Conforme o PAT, cerca de 360 candidatos já se inscreveram e estão com entrevistas agendadas para recrutamento do supermercado.

O sistema de seleção será feito pelos profissionais da rede e os selecionados começarão o serviço após o término dos treinamentos e integrações. A previsão de início é para os meses de outubro e novembro de 2021, uma vez que as obras da nova unidade do Higa Atacadista estão em fase de finalização.

Já, a Rede Oba Hortifrúti ofertará, na próxima semana no PAT, cerca de 50 vagas de emprego. Esta será a segunda etapa de contratação, uma vez que já foram admitidos pela empresa outros 50 candidatos, que participaram de processos seletivos ou estão em etapa de análise. Sobre o sistema de seleção da rede, o PAT informou que novos detalhes devem ser divulgados na próxima semana.

A previsão de inauguração do supermercado Atacadão é no final deste segundo semestre de 2021, conforme a assessoria da rede. Entretanto, ainda não há previsão de quando será iniciada a seleção de vagas para futuros funcionários. De acordo com a assessoria do supermercado Confiança, ainda não há previsão de abertura da nova unidade e também não está aberto o processo de seleção de vagas. A rede informou que deve divulgar as vagas quando houver maiores informações.

“Trabalhar em supermercado, ou no varejo de forma geral, é a uma oportunidade muito interessante de iniciar no mercado de trabalho e adquirir experiência em diversas áreas. As atividades englobam, desde o contato com o público, até serviços operacionais que se encontram em ramos variados”, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Robson Coivo.

Vagas pelo PAT

De acordo com um balanço feito pelo Posto de Atendimento ao Trabalhador a pedido do Jornal Cruzeiro do Sul, o serviço já realizou a captação de 3.304 vagas de emprego, em 2021, com um total de 2.040 que já foram preenchidas. As empresas que mais contratam são do setor de serviços (mercados, alimentos e telemarketing).

Para cargos gerenciais, liderança, administrativo e segurança, os candidatos devem ter experiência de atuação comprovada na área e curso de qualificação, ainda segundo o PAT. Para cargos operacionais, os candidatos devem ter conhecimento na área comercial, disponibilidade para trabalhar nos finais de semana e feriados, bem como ter aptidão para trabalhar com atendimento ao público.

Para quem busca um emprego, a Sedettur reforça que a população consulte as vagas de maneira virtual por meio do site empregabrasil.mte.gov.br ou pelo aplicativo SineFácil. Além disso, é possível ir ao PAT, presencialmente, nas unidades das Casas do Cidadão Ipanema, Itavuvu, Ipiranga ou Éden. Para saber mais informações, basta ligar no telefone (15) 3229-2880 ou pelo e-mail: [email protected]. O PAT fica localizado na Rua Coronel Cavalheiros, 353, no Centro e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Para consulta por meio do site, o usuário deve clicar em “Quero esta vaga”; escolher data disponível; “agendar” e “confirmar”. A carta de encaminhamento será enviada no e-mail cadastrado e o candidato deverá imprimir, pois nela constará todas as informações sobre a entrevista (endereço, data, horário e contato). Já pelo aplicativo SineFácil, é necessário baixar o App SineFácil pela Play Store ou App Store; clicar em “abrir” e deslizar a tela para a esquerda; clicar em “entrar” com o QR CODE; consultar as vagas de emprego.