Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cidadania

Conflitos de idosos com familiares têm mediação em Sorocaba

OAB Sorocaba e Secretaria da Cidadania são parceiras em ações

19 de Agosto de 2021 às 00:37
Cruzeiro do Sul [email protected]
Serviço é realizado por mediadores capacitados na nova sede da OAB Sorocaba
Serviço é realizado por mediadores capacitados na nova sede da OAB Sorocaba (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (16/8/2021) )

Uma parceria firmada entre a Secretaria da Cidadania (Secid), por meio da Coordenadoria do Idoso e do Centro de Referência do Idoso (CRI), juntamente às Comissões dos Direitos da Pessoa Idosa e de Resolução de Conflitos da Ordem dos Advogados do Brasil de Sorocaba (OAB Sorocaba), permite ações de mediação de conflitos entre pessoas idosas e seus familiares.

O serviço já está disponível, sendo realizado na nova sede da OAB Sorocaba, por mediadores capacitados na busca de soluções para esses conflitos. O atendimento é dado a casos encaminhados pelo Centro de Referência do Idoso e que, após avaliação técnica, se adequem ao perfil de mediação. As demandas são originadas por busca espontânea ou vindas da rede socioassistencial.

“Este é um primeiro passo para as ações práticas de valorização da pessoa idosa e visa a sua proteção”, afirma Janaína Diniz, da Coordenadoria do Idoso na Secid. As ações buscam sempre o bem-estar da pessoa idosa e promoção dos seus direitos, sendo que outras providências além da mediação podem ser necessárias, tais como, visita domiciliar, atendimento técnico multidisciplinar, acompanhamento familiar e articulação com outras secretarias.

“Esta parceria com a OAB é muito relevante, principalmente quando levamos em conta que tem crescido o número de ocorrências relativas à violência contra idosos no Brasil”, completa Clayton Lustosa, secretário da Cidadania (Secid).

Segundo dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, houve crescimento expressivo desses casos durante a pandemia, em âmbito nacional. Em 2020, os registros aumentaram 46%, de acordo com levantamento do Disque 100. Neste ano, somente no primeiro semestre, a plataforma já totalizava 33,6 mil denúncias de violações contra pessoas idosas no País. (Da Redação)