Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Vídeo com leitos vazios não é real, diz hospital

19 de Agosto de 2021 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]
(Crédito: Fábio Rogério / Arquivo JCS (24/9/2020))

A Santa Casa afirmou ontem (18) que um vídeo que circula em redes sociais e mostra leitos vazios na unidade não correspondem totalmente a verdade. No material, funcionários da entidade aparecem com cartazes retratando, aparentemente, o fim da pandemia. O material passou a ser veiculado também em um aplicativo de mensagem.

“Em relação ao vídeo que está circulando nas redes sociais nesta quarta-feira (18), a Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba esclarece que ainda permanece com as duas unidades de terapia intensiva (40 leitos) em funcionamento e disponíveis para receber os pacientes com esta doença”, afirma nota da entidade. “No momento em que o vídeo foi gravado, não há pacientes no local pois os internados foram temporariamente remanejados para uma das unidades de terapia intensiva”, explica a entidade. “No dia seguinte à gravação, o local passou por manutenção preventiva e uma limpeza complementar geral”, acrescenta.

Nas redes sociais, a Santa Casa também se manifestou. “O vídeo que está circulando em grupos e mídias sociais foi gravado por funcionários num momento de descontração, onde todos almejavam o final desta luta. Mas, infelizmente, o conteúdo deste vídeo ainda não é uma realidade”, esclarece em comunicado. “Na verdade, os pacientes foram remanejados para que houvesse uma limpeza e manutenção preventiva e, por isso, não havia pacientes na UTI Covid no momento da gravação”, comenta. “Infelizmente, ainda não podemos comemorar o término da pandemia em Sorocaba”, lamenta a entidade.

O material tem pouco mais de dois minutos de duração e mostra vários funcionários da instituição em quartos sem pacientes, ou seja, com leitos vazios. Eles seguram cartazes, onde retratam fé, amor e esperança. A unidade tinha 20 pacientes internados ontem (18), sendo seis em UTI. (Marcel Scinocca)