Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Retomada Segura anima setor de festas e eventos

19 de Agosto de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
Aluguéis de trajes para casamentos, festa de debutantes e formaturas já começam a sentir o reflexo do início da fase da Retomada Segura.
Aluguéis de trajes para casamentos, festa de debutantes e formaturas já começam a sentir o reflexo do início da fase da Retomada Segura. (Crédito: PEDRO NEGRÃO / ARQUIVO JCS (6/12/2011))

Setores da economia sorocabana comemoram fim das restrições para as atividades do comércio em geral e para o setor de serviços, eventos, festas, turismo, entre outros. Aluguéis de trajes para casamentos, festa de debutantes e formaturas e a consulta de profissionais que trabalham com sons e imagens já começam a sentir o reflexo do início da fase da Retomada Segura. O fim das restrições de horário e de capacidade dos estabelecimentos ocorreu na última segunda-feira (16).

Desde terça-feira (17), as atividades comerciais, serviços, eventos, feiras corporativas, convenções, congressos, exposições em museus e eventos sociais, como casamentos, jantares, festas de debutantes e formaturas, entre outros, estão liberados, sem restrição de público ou de horário.

Segundo o governo estadual, o uso de máscara, o distanciamento mínimo de 1 metro e a adesão aos protocolos de higiene continuam obrigatórios. A testagem não será exigida, mas os eventos podem ser multados em caso de aglomeração.

O anúncio do fim das restrições foi comemorado pela Associação Comercial de Sorocaba (Acso). O presidente da entidade, Sérgio Reze, comemora e acredita ser válida a liberação, que caminha próxima do normal ou ao que vivíamos antes da pandemia. Porém, a Acso alerta que não se pode esquecer que a possibilidade de contaminação ainda existe.

“Ganhamos mais liberdade, mas os cuidados sanitários nunca devem ser deixados de lado. O uso do álcool em gel e da máscara já fazem parte do nosso cotidiano. No entanto, um ponto de atenção importante, é em relação as aglomerações, que devem continuar sendo fiscalizadas. Que todos tenham consciência e, principalmente, amor ao próximo”, ressalta Sérgio Reze.

A economista da Acso, Carla Giuliani, destaca que o fim das restrições e o avanço da vacinação contra a Covid-19 resultam em resultados positivos economicamente. “É interessante perceber, em relação ao mês de junho deste ano, a força do setor do comércio e de serviços, que foram responsáveis pela criação de quase 70% dos empregos formais na cidade”, aponta.

“Em relação ao primeiro semestre, todos os setores apresentaram resultados positivos. Espera-se que o avanço da vacinação proporcione novos negócios, novos empregos e uma escalada na atividade econômica em Sorocaba”, disse Carla.

Setores comemoram

Os setores de serviços, eventos e turismo e o de shoppings centers também comemoram o fim das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, que estavam em vigor desde o ano passado.

O proprietário do Parque Maeda, em Itu, Fernando Maeda, afirma que o local já voltou a funcionar com 100% de sua capacidade e atividades, mas mantendo as medidas de prevenção contra a Covid-19.

Ele disse que a recuperação econômica do setor já começou no mês passado, com as pessoas saindo mais de suas casas, por conta do avanço da vacinação. Porém, os grandes eventos no local acontecerão somente a partir de 2022.

“Estamos retomando nossas atividades normais, mantendo os protocolos de prevenção e fazendo agendamentos de excursões. No pesqueiro ainda temos um certo limite de pessoas, para evitar aglomerações. E o único evento que teremos esse ano é a festa de Réveillon, mas com 80% de público. Já os grandes eventos, temos seis até o momento agendados para 2022”, destaca Maeda.

Nos shoppings, os clientes também já estão mais seguros para voltar às compras e as atividades de lazer. No Shopping Cidade Sorocaba, por exemplo, a coordenadora de marketing, Patrícia Godoy, afirma que a campanha do Dia dos Pais já trouxe sinais de recuperação e bons resultados para os lojistas. “No ano passado nem tivemos campanha por conta da pandemia na data, e neste mês o Dia dos Pais superou a expectativa de vendas e aumento no valor do ticket médio dos presentes”, destaca.

Patrícia afirma ainda que a retomada, neste momento, é positiva para o setor, principalmente, porque até o fim de 2021 há datas bastante importantes para o comércio em geral, e para as demais atividades econômicas. “Teremos mês que vem aniversário do shopping, em outubro o Dia das Crianças, em novembro a famosa Black Friday e em dezembro o Natal. Então, é um período muito importante economicamente”, afirma Patrícia. (Ana Cláudia Martins)