Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Conseg/Centro atua para sanar problemas com furtos e roubos

Hamilton Ferreira da Silva que assumiu a gestão em maio enaltece parcerias

19 de Agosto de 2021 às 00:01
Marina Bufon [email protected]
Hamilton Ferreira da Silva ladeado pelo delegado José Humberto Urban Filho e o major Fábio Haro.
Hamilton Ferreira da Silva ladeado pelo delegado José Humberto Urban Filho e o major Fábio Haro. (Crédito: DIVULGAÇÃO)

Após um período de aparente inatividade por conta da pandemia de Covid-19, o Conselho de Segurança Comunitária (Conseg) Centro de Sorocaba tem uma nova gestão. Em maio deste ano, Hamilton Ferreira da Silva foi eleito presidente e já vem tomando algumas atitudes para parar a onda de violência, como roubos e furtos, na região central da cidade.

“As nossas metas atuais são aproximar a comunidade e os Conselhos, ainda mais porque temos bom relacionamento com os outros Consegs. Estamos alinhados e tentando trazer eventos para o Centro. Tivemos bastante doações na nossa campanha do agasalho e estamos focados também no Programa de Vizinhança Solidária (PVS). Temos 39 grupos do PVS atualmente, onde o pessoal se une em prol da segurança de todos”, explicou Hamilton.

A cidade de Sorocaba possui cinco Consegs (Norte, Sul, Oeste, Zona Industrial/Leste e Centro). Hamilton Ferreira da Silva já ocupou o mesmo cargo na Zona Industrial e, ao se mudar para a região central há dois anos, percebeu “uma dificuldade muito grande, com muitos crimes, invasão a lojas e roubos de fios elétricos, além de moradores de rua”.

Com a pandemia de Covid-19, a gestão passada acabou se distanciando das reuniões presenciais, conforme indicado pelos superiores e visando à segurança de todos contra a doença, tanto que chegou-se a pensar que o Conseg/Centro estivesse desativado, o que foi desmentido pela Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança.

“No início deste ano fomos atrás (de assumir o Conseg/Centro), porque o vandalismo tinha aumentado muito, assim como as pessoas em situação de rua. Foi aí que soubemos que o Conseg não estava funcionando, por isso decidimos assumir, indo até São Paulo para correr com a papelada”, disse Silva.

Como funcionam os Consegs

A Prefeitura de Sorocaba explicou que os Consegs “são subordinados à Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, a quem relatam o conteúdo de todas as suas reuniões, que contam com representante da sociedade organizada e das Polícias Militar e Civil, que atuam na área de abrangência de cada Conselho”.

Eles, portanto, são formados por grupos de pessoas da mesma comunidade ou bairro, que se reúnem para tratar problemas de segurança em sua região e contam com a colaboração de representantes de outros órgãos públicos de segurança e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) participa ativamente dos trabalhos dos Consegs, assim como a Guarda Civil Municipal (GCM)”, diz a resposta enviada pela Prefeitura aos questionamentos do Cruzeiro do Sul.

O atual presidente do Conseg/Centro confirmou a parceria. “Fomos recebidos de braços abertos pela Secretaria Municipal de Segurança Pública. O Coronel Gusmão sempre atendeu as nossas demandas e temos feito uma parceria legal. Agora mesmo estamos tendo o Centro Seguro Tolerância Zero, que é uma ação da Prefeitura e nós apoiamos”, finalizou.

O Conselho de Segurança Comunitária (Conseg) Centro, sob gestão de Hamilton Ferreira da Silva, funcionará até 30 de abril de 2023, quando ocorrerá uma nova eleição. A área de atuação deste Conselho corresponde às áreas da 3ª Cia do 7º BPM/I e do 5º Distrito Policial do Município de Sorocaba. (Marina Bufon)