Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Hospital Dr. Miguel Soeiro realiza primeira ablação por radiofrequência em tumor renal

O paciente recebeu alta logo após o procedimento, que foi um sucesso

18 de Agosto de 2021 às 16:23
Da Redação [email protected]
Unimed Sorocaba celebra 25 anos de fundação do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS). Crédito da foto: Divulgação
Técnica utiliza ondas de rádio de alta energia para aquecer o tumor. (Crédito: Unimed Sorocaba celebra 25 anos de fundação do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS). Crédito da foto: Divulgação)

Uma equipe médica realizou, pela primeira vez, no Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), um procedimento denominado ablação por radiofrequência para eliminar um tumor renal, no último dia 10. O procedimento foi coordenado pelo médico oncologista clínico cooperado doutor Júlio Prestes e formada pelos doutores Júlio Geminiani (urologista), Antônio Moscatelli (radiologista), Thiago Queiroz (radiologista intervencionista) e Nilson Senne (anestesista).

Esta técnica utiliza ondas de rádio de alta energia para aquecer um tumor. Basicamente, uma sonda com espessura semelhante à de uma agulha é inserida através da pele até atingir o nódulo, guiada por ultrassom e tomografia computadorizada. Quando ela está posicionada no local exato, uma corrente elétrica a atravessa, aquecendo a tumoração e destruindo as células cancerígenas.

O procedimento ocorreu com sucesso. O paciente, um médico de 63 anos, residente em uma cidade vizinha, recebeu alta logo após.

A indicação da ablação por radiofrequência foi feita pelo doutor Júlio Geminiani, por ser minimamente invasiva, eficaz e evitar uma nefrectomia parcial, que corresponderia à retirada parcial do rim afetado. Segundo o doutor Júlio Prestes, novos procedimentos como esse poderão ocorrer no futuro para tratamento de tumores hepáticos, metástases hepáticas e tumores renais.