Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Pacientes crônicos têm direito a curativos gratuitamente

O atendimento é realizado no mesmo momento ou agendado para a data mais próxima em uma UBS

18 de Agosto de 2021 às 00:01
Kally Momesso [email protected]
(Crédito: Divulgação)

Após o surgimento de dúvidas sobre a assistência médica prestada por Sorocaba, a Secretaria da Saúde (SES) explicou como retirar materiais curativos gratuitamente. De acordo com a leitora Sandra Fernandes, o marido Carlos Gurres Fernandes Filho sofre com úlcera varicosa há mais de vinte anos e não sabia que era possível obter os itens sem qualquer custo.

O casal gastava, por mês, cerca de R$ 200 com gaze e esparadrapo. “Às vezes, não temos material, já que eu tenho que trocar três vezes por dia e cheira mal. Nunca ninguém falou em cadastro. Faz muito anos que ele faz curativo lá todo mundo conhece ele”, relatou Sandra, se referindo à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Rodrigo. Antes de conseguir contato com o jornal Cruzeiro do Sul, ela pediu auxílio à Câmara de Vereadores e à pasta municipal.

De acordo com a SES, pacientes crônicos que necessitam de assistência para se abastecerem com materiais curativos com frequência podem procurar a UBS mais próxima. O atendimento é realizado no mesmo momento ou agendado para a data mais próxima, conforme prioridade de cada caso.

Já, nas situações em que a pessoa precisa da retirada dos materiais para realização de curativo em domicílio, é preciso que a solicitação seja feita na UBS, junto da prescrição médica. O pedido é encaminhado ao setor de Materiais Especiais da SES, para atendimento.

Depois do contato de Sandra com a reportagem, o coordenador do posto de saúde fez uma carta de solicitação de material de curativo e Carlos já está recebendo os itens. (Kally Momesso - programa de estágio / Supervisão: Eric Mantuan)