Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Rotary faz doações para banco de leite

18 de Agosto de 2021 às 00:01
Wilma Antunes [email protected]
Cerca de 350 recipientes foram entregues ao CHS.
Cerca de 350 recipientes foram entregues ao CHS. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (16/8/2021))

O Rotary Club Granja Olga entregou cerca de 350 recipientes para armazenamento de leite materno ao Banco de Leite Humano (BLH), do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) na última segunda-feira (16). A campanha ocorre desde o início do mês, na campanha Agosto Dourado, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno.

Anualmente, a entidade prepara uma ação sobre o tema. Neste ano, a campanha é ainda mais especial, direcionada aos bebês que perderam suas mães em decorrência da Covid-19, atendendo a um pedido da direção do CHS. A importância que o vínculo entre mãe e filho por intermédio da amamentação é um dos tópicos abordados.

“Nós trabalhamos com seis áreas de enfoque. Uma delas é a saúde materna e infantil. Ano passado, trabalhamos o aleitamento materno de forma geral. Já em 2021, temos o fator Covid-19, muitos bebês perderam suas mães para a doença e essas crianças não têm como receber essa alimentação adequada e natural”, destaca Enedir Gonçalves Dias, representante do Rotary Club Granja Olga.

Os frascos que armazenam o leite no estoque do banco podem ser reutilizados, se higienizados corretamente. “Coletamos frascos de 200 ml e 500 ml. Claro que alguns recipientes fogem do padrão, mas nem por isso deixarão de ser utilizados. Serão compradas tampas plásticas adequadas para que eles também possam ser usados”, conta Enedir.

Os materiais podem ser depositados no Novo Shopping Olga, na avenida São Paulo, nº 4525, Jardim Bandeirantes; no restaurante Mr. Bowls, à avenida Professor Arthur Fonseca, nº 282, Jardim EmÍlia; e no restaurante corporativo da indústria Kanjiko do Brasil, à avenida Itavuvu, nº 14147, Jardim Santa Cecilia.

A população pode colaborar entrando em contato com o Rotary pelas redes sociais (www.facebook.com/RotaryGranjaOlga) e agendando a retirada dos materiais. A campanha segue até novembro.

Banco de Leite Humano

A Rede de Banco de Leite Humano (rBLH) do Brasil é a maior e mais complexa do mundo, com 224 bancos e 216 postos de coleta em todos os estados, conforme dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O Banco de Leite Humano do Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS) atende a cerca de 60 crianças por mês. O número corresponde a, aproximadamente, oito mamadeiras ao dia para cada criança, de acordo com Maristela Honda, vice-presidente do Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), entidade que administra o CHS.

Atualmente, o banco de leite conta com 78 doadoras. Com o aumento recente de doações, a unidade está conseguindo atender a mais de 90% de crianças do berçário. Somente em julho, foram pasteurizados 104,6 litros de leite humano e distribuídos 49,3 litros, de acordo com o CHS.

“O espaço passou por reforma, equipamentos especiais foram doados e houve remanejamento para um melhor atendimento. Um carro doado pelo empresário Sérgio Reze ajudou muito nos serviços realizados pelo banco de leite. Essas colaborações são ótimas para a população e também para as crianças”, pontua. (Wilma Antunes - programa de estágio / Supervisão: Eric Mantuan)