Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vacinação

Cinco cidades da RMS vacinam adolescentes

Araçoiaba da Serra, Itu, Iperó, São Roque e Votorantim iniciam a imunização contra a Covid deste público hoje

18 de Agosto de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]
(Crédito: PEDRO HENRIQUE NEGRÃO / ARQUIVO JCS (11/2/2021))

Pelo menos cinco cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) começam a vacinar adolescentes contra a Covid-19 hoje (18): Araçoiaba da Serra, Itu, Iperó, São Roque e Votorantim. Sorocaba, até o momento, não anunciou a vacinação para adolescentes.

Segundo o calendário estadual de vacinação contra a doença, de 18 a 25 de agosto devem ser vacinados adolescentes de 16 a 17 anos, com comorbidades, deficiência, gestantes e puérperas. De 26 a 29 deste mês é a vez da faixa etária de 12 a 15 anos, também com comorbidades, deficiência, gestantes e puérperas.

De 30 de agosto até 5 de setembro é a vez dos adolescentes de 15 a 17 anos, e de 6 a 12 de setembro, os de 12 a 14 anos. Os adolescentes devem receber doses da vacina da Pfizer, única autorizada pelo Ministério da Saúde para aplicação na faixa etária de 12 a 17 anos.

A Prefeitura de Araçoiaba da Serra informa que vacina os adolescentes de 16 e 17 anos, com comorbidades, no período de 18 a 25 deste mês, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Morro, das 7h30 às 16h. “É necessário laudo médico, receita ou exame que comprava a comorbidade”, informa o município.

A Prefeitura de Iperó informou que começa a imunizar adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos hoje, mas não deu detalhes sobre os locais e horários da vacinação contra a Covid-19. Conforme o município, a imunização dos adolescentes será feita por meio de cadastramento e agendamento pelo site (www.ipero.sp.gov.br), com complementação da exigência de pais e/ou responsáveis como acompanhante.

A Prefeitura de Itu informa que também inicia hoje a vacinação de adolescentes, no estacionamento de sua sede, das 15h às 20h, com a primeira dose para a faixa etária de 16 e 17 anos, com comorbidades, gestantes e puérperas. Essa mesma faixa etária também será vacinada na subprefeitura do Pirapitingui, no mesmo horário.

Amanhã (19), das 15h às 20h, a imunização é para adolescentes de 14 e 15 anos, com comorbidades, gestantes e puérperas, também no estacionamento da Prefeitura de Itu e na subprefeitura do Pirapitingui.

Na sexta-feira (20), serão imunizados adolescentes de 12 e 13 anos com comorbidades, gestantes e puérperas, das 15h às 20h, também no estacionamento da Prefeitura de Itu e na subprefeitura do Pirapitingui.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, seguindo as determinações do governo estadual, a vacinação contra a Covid-19 de pessoas de 12 a 17 anos está condicionada a autorização pelos pais ou responsáveis legais.

“As pessoas nessa faixa etária podem estar acompanhadas de um adulto responsável, quando será aceita a autorização verbal para o ato de vacinação. Nos casos em que não houver a presença de um adulto responsável, a vacinação poderá ocorrer diante da apresentação de duas vias de Termo de Assentimento, devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsáveis legais, em acordo com o disposto no art. 142 do Estatuto da Criança e do Adolescente. O documento será retido pelo serviço de saúde que procederá com a vacinação, e pode ser acessado pelo https://tinyurl.com/termo-menores”.

A pasta municipal informa ainda que os adolescentes também têm que apresentar documento com foto e o comprovante de endereço.

Em São Roque tem vacina para 12 anos

A Prefeitura de São Roque informa que hoje inicia a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos no Recanto da Cascata e postos dos bairros, das 8h às 12h.

Jovens com comorbidades ou deficiência de 12 a 17 anos adolescentes devem estar acompanhados de um adulto responsável ou levar o termo de consentimento (disponível nos postos de saúde e no prédio da Vigilância em Saúde).

Também é necessário levar cópia da receita médica ou laudo médico para as comorbidades, além de documento original com foto do vacinado e responsável, CPF e comprovante de endereço no nome do responsável.

Votorantim abriu agendamento

A Prefeitura de Votorantim iniciou o agendamento para adolescentes de 16 e 17 anos receberem a primeira dose da vacina contra Covid-19. A Secretaria de Saúde pretende iniciar a vacinação dos adolescentes hoje (18).

As vacinas serão aplicadas somente em pessoas agendadas. O agendamento pode ser feito de duas formas. Uma das maneiras é por meio do endereço eletrônico site.vacina-votorantim.ligafacens.com.
Um voucher será fornecido com dados do dia, horário e local da aplicação. A outra é presencialmente em uma das 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Votorantim.

Além disso, os adolescentes de 16 e 17 anos precisam comprovar ter comorbidades, deficiência permanente, ser gestante ou puérpera até 45 dias após o parto. Serão aceitos laudos, relatórios e declarações médicas de qualquer serviço de saúde.

No momento da vacinação, a pessoa deverá apresentar CPF. Caso o jovem não possua o documento, será aceito o Cartão SUS e o RG. O adolescente também precisa estar acompanhado por um responsável. Caso contrário, a pessoa deve apresentar um termo de consentimento elaborado pelo governo do estado de São Paulo.

As gestantes devem apresentar também carteira de acompanhamento da gestante/pré-natal ou laudo médico, e as puérperas cópia da certidão de nascimento do bebê. Em todas as situações acima será obrigatório apresentar também cópias de RG, CPF e comprovante de endereço em Votorantim. (Ana Cláudia Martins)