Buscar no Cruzeiro

Buscar

Covid-19

Quatro cidades da região iniciam vacinação de adolescentes nesta quarta

Araçoiaba da Serra, Iperó, Itu e São Roque vão começar a imunização para jovens de 12 a 17 anos

17 de Agosto de 2021 às 14:59
Vinicius Camargo [email protected]
As quatro vão vacinar adolescentes contra a Covid-19 após a liberação do governo estadual
As quatro vão vacinar adolescentes contra a Covid-19 após a liberação do governo estadual (Crédito: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Ao menos quatro cidades da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), sendo Araçoiada da Serra, Iperó, Itu e São Roque, iniciam, nesta quarta-feira (18), a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes de 12 a 17 anos. Inicialmente, serão vacinados os jovens como comorbidades. Em Itu, especificamente, nesta primeira etapa, também receberão o imunizante adolescentes grávidas e puérperas. Até o momento, a Prefeitura de Sorocaba não anunciou a aplicação da vacina para esse público. 

Araçoiaba da Serra começará a imunização pelos jovens de 16 e 17 anos. A aplicação será na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Morro (estrada Ipanema, sem número, bairro Barreiro), das 7h às 16h30. Não é necessário agendamento. Porém, segundo a prefeitura da cidade, o jovem deve apresentar laudo, receita ou exame médico comprobatório da comorbidade. Igualmente deve estar acompanhado dos pais ou responsável.

Iperó

Sem passar detalhes, como locais e horários de vacinação, a Prefeitura de Iperó também conformou o início da vacinação para esse público nesta quarta-feira (17). O cadastro e o agendamento devem ser feitos no site do Executivo

Itu

Já a Prefeitura de Itu divulgou todas as datas para a vacinação dos adolescentes. Nesta quarta-feira (18), tomam a primeira dose os jovens de 16 e 17 anos. Na quinta-feira (19), a imunização será para a faixa etária dos 14 aos 15 anos. Por fim, na sexta-feira (20), o público dos 12 anos 13 anos receberá a primeira dose. 

Nos três dias, a vacinação ocorrerá no estacionamento da prefeitura (avenida Itu 400 Anos, 111, Novo Centro) e na subprefeitura do Pirapitingui, das 15h às 20h. Para a imunização, é necessário se cadastrar no site Vacina Já, do Governo do Estado de São Paulo. 

Os jovens devem levar documento com foto, CPF e comprovante de residência. "A Secretaria Municipal de Saúde informa que, seguindo as determinações do Documento Técnico do Governo do Estado, datado de 16 de agosto, a vacinação contra a Covid 19 de pessoas de 12 a 17 anos está condicionada a autorização pelos pais e/ou responsáveis legai", informa a pasta, em comunicado divulgado nas redes sociais da Prefeitura de Itu.

Sendo assim, conforme a secretaria, as pessoas acompanhadas de um adulto poderão se vacinar mediante autorização verbal. Já se não estiverem com um responsável, a aplicação só será feita diante da apresentação de duas vias de termo de assentimento. O documento deverá ser preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis legais. O termo pode ser obtido pela internet

São Roque

Em São Roque, as doses serão aplicadas para toda a faixa etária dos 12 a 17 anos já nesta quarta-feira (18). A cidade também vacinará adolescentes com deficiência. A imunização acontecerá será no Recanto da Cascata e nos postos de cada bairro, das 8h às 12h. 

Os jovens igualmente deverão estar acompanhados de um adulto responsável ou levar termo de consentimento. O documento pode ser retirado nos postos de saúde do município e na sede da Vigilância em Saúde (Praça da República, 45). É preciso levar documento com foto, tanto do adolescente, quanto do responsável, CPF e comprovante de endereço. Além disso, é obrigatório apresentar copia de receita ou laudo para comprovar a comorbidade ou a deficiência. O tipo de documento de comprovação varia de acordo com a condição. A lista pode ser conferida no ">Facebook da Prefeitura de São Roque.

Liberação da vacinação

O governo anunciou liberação a vacinação para adolescentes na segunda-feira (16), no chamado Dia da Esperança, que marcou o encerramento da imunização para adultos em todo o Estado. Segundo o governo estadual, 91,23% da população paulista adulta já recebeu, pelo menos, uma dose.

Pelo calendário estadual, a imunização para os jovens está liberada a partir desta quarta-feira (18).  A expectativa do governo é aplicar ao menos uma dose em todo o público dessa faixa etária até a  primeira quinzena de setembro.



 

Galeria

Confira a galeria de fotos