Buscar no Cruzeiro

Buscar

Estiagem

Consumo diário de água pelo sorocabano é o maior do país

Média de uso por pessoa na cidade é de 187 litros; no Brasil é de 154

17 de Agosto de 2021 às 00:47
Ana Claudia Martins [email protected]
Sorocabano consome 77 litros a mais de água por dia do que a média recomendada pela OMS
Sorocabano consome 77 litros a mais de água por dia do que a média recomendada pela OMS (Crédito: ERICK PINHEIRO (19/7/2018))

O sorocabano consome por dia 33 litros de água a mais do que a média do brasileiro. Segundo dados do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) Sorocaba, o sorocabano consome 187 litros de água por dia, sendo a média diária gasta por pessoa no Brasil de 154 litros. O que significa que em Sorocaba as pessoas consomem 21,42% a mais de água diariamente do que a população brasileira.

Ainda, segundo informação divulgada pelo Saae, o sorocabano consome 77 litros a mais de água por dia do que a média recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 110 litros, em média, por dia, para o consumo consciente da água pelas pessoas em todos os países. Conforme o Saae, o consumo de água pela população sofreu elevação média de 20% na cidade desde o início da pandemia.

No entanto, a crise hídrica que atinge várias regiões do Estado de São Paulo e também do Brasil preocupa. Reportagens do jornal Cruzeiro do Sul, por exemplo, têm mostrado a preocupação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê com a atual situação da represa de Itupararanga, que é responsável por abastecer cerca de 85% da cidade, além de municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Nível do reservatório está baixo

O nível do reservatório chegou a 28% na última sexta-feira (13), apesar de medidas determinadas pelo Comitê já terem sido colocadas em prática pela Votorantim Energia, empresa responsável pela gestão da represa de Itupararanga, para diminuir a vazão defluente para o reservatório de Itupararanga e o monitoramento do lançamento de efluentes nos municípios de Sorocaba e Votorantim.

A situação também traz preocupação em relação ao rio Sorocaba, já que recebendo menos água da represa a qualidade de sua água poderá ser afetada.

O Saae informa que a deliberação do Comitê traz uma série de procedimentos que servirão para avaliar a qualidade das águas do rio Sorocaba, após a redução da vazão defluente realizada pela Votorantim Energia.

“O Saae Sorocaba já realiza periodicamente o monitoramento da água do rio Sorocaba e igualmente seguirá o que determina a deliberação. As informações serão enviadas à Fundação Agência da Bacia Hidrográfica, que irá compilar os dados e submetê-los ao órgão responsável pela avaliação”, informa a autarquia.

Uma reunião nesta segunda-feira (16), com membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê e demais partes envolvidas na questão, avaliou o resultado das primeiras medidas tomadas pela Votorantim Energia em relação ao nível da represa de Itupararanga e se novas medidas devem ser adotadas. O resultado das primeiras avaliações do Comitê ainda não foi informado publicamente.

Economizar água

O Saae reforça que é preciso que a população também faça sua parte. “A colaboração dos usuários no uso consciente da água é imprescindível, motivo pelo qual a autarquia segue realizando continuamente ações de conscientização da população, por meio de campanhas nos canais oficiais da autarquia e da Prefeitura de Sorocaba, além de contar com o apoio da imprensa, informando nesse sentido.”

A autarquia informa ainda que segue as deliberações do Comitê e que o intuito delas é justamente preservar o manancial de Itupararanga para evitar que medidas, como um rodízio ou racionamento, tenham de ser adotadas em Sorocaba. Porém, a necessidade de um racionamento já não está mais totalmente descartada.

Redução e controle de perdas

O Saae informa ainda que ações operacionais estão sendo adotadas como, por exemplo, a implementação do Programa de Redução e Controle de Perdas, que tem por objetivo reduzir as perdas de água no sistema de distribuição.

“Também, o controle das pressões de abastecimento dos sistemas de distribuição, com a implantação de válvulas redutoras, parametrização das pressões de bombeamento dos sistemas pressurizados e controle ativo dos vazamentos, com atendimento aos chamados com toda rapidez, dentre outras várias medidas”, informa.

A autarquia também aponta a entrada em operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Vitória Régia, que faz a captação de água diretamente do rio Sorocaba, como um fator de mais segurança hídrica para o processo de captação, tratamento e distribuição, inclusive podendo atender a outras regiões da cidade, além da zona norte.

“Ainda pensando na conscientização dos munícipes, ações de interação com a população têm sido intensificadas neste ano. A equipe de Educação Ambiental do Saae vem desenvolvendo um trabalho de orientação sobre o uso consciente da água, abrangendo a cidade como um todo. A atividade consiste em visitas nas portas das residências, com a abordagem aos munícipes sobre possíveis situações de desperdício. Também foi lançada uma nova ferramenta para que a população tenha melhor avaliação e controle do consumo residencial de água. A Calculadora de Consumo de Água está disponível on-line. E trata-se de mais uma ação da autarquia como parte de sua Campanha de Conscientização para o uso consciente e contra o desperdício de água”, destaca. (Ana Cláudia Martins)