Buscar no Cruzeiro

Buscar

Solidariedade

Ação social com roda-gigante arrecada 31 t de alimentos em Sorocaba

Os donativos foram encaminhados para três entidades da cidade; atração já deixou o município

17 de Agosto de 2021 às 00:01
Vinicius Camargo [email protected]
A maior roda-gigante do Brasil deixou Sorocaba nesta segunda-feira (16)
A maior roda-gigante do Brasil deixou Sorocaba nesta segunda-feira (16) (Crédito: Fábio Rogério )

A ação social com a maior roda-gigante itinerante do Brasil arrecadou 31 toneladas de alimentos em Sorocaba. A atração ficou na cidade durante 28 dias, tendo deixado o município nesta segunda-feira (16). Os donativos foram entregues ao Serviço de Obras Sociais (SOS), à Vila dos Velhinhos e ao Fundo Social de Solidariedade (FSS), por meio do projeto A Fome não é Fake!, da Prefeitura da cidade.

Durante a permanência na cidade, a atração, trazida pela Visconde Construtora, recebeu mais de 25 mil pessoas. O acesso à roda-gigante era liberado mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Segundo a empresa responsável pelo brinquedo, alguns munícipes doaram mais de um quilo, enquanto outros contribuíram mesmo sem andar nele.

No decorrer da ação social, as entidades beneficiadas puderam retirar alimentos diariamente, de acordo com as suas necessidades. O SOS, que atende pessoas em situação de rua, recebeu cerca de uma tonelada de mantimentos.

Conforme o gerente da Organização Não Governamental (ONG), Vanderlei da Silva, as doações vieram em boa hora, pois, por conta da pandemia de Coivd-19 e da chegada do inverno, o número de atendidos dobrou.

“A nossa média (de atendidos) era de 65 a 70 pessoas. Hoje, estamos atendendo, por dia, uma média de 100 pessoas em situação de rua e, também, 40 adolescentes em situação de conflitos com a lei, cujas famílias deles também recebem alimentos”, informa.

Ainda conforme Silva, a partir das doações, a entidade conseguiu economizar com a compra de alimentos. “Com essa redução de despesas, conseguiremos dar continuidade ao projeto”, comenta.

Já a Vila dos Velhinhos foi contemplada com duas remessas de alimentos, em quantidade não especificada. De acordo com a assistente social da entidade, Rosana Paulete Tozzato, os donativos beneficiarão os 70 idosos acolhidos pela Vila. “Nós servimos cinco refeições (diárias) a eles. Então, essa doação é muito rica para nós e enriquece o nosso trabalho”, diz Rosana.

O FSS, por sua vez, foi beneficiado com em torno de 20 toneladas de mantimentos. Segundo a presidente do fundo, Sirlange Frate Maganhato, a Secretaria de Cidadania (Secid) destinará as doações para cerca de 1.250 famílias em situação de vulnerabilidade social. “Esse tipo de ação beneficente é muito importante, porque permite que um grande número de famílias em situação de vulnerabilidade social ou emergencial seja atendido em sua necessidade mais urgente, que é a alimentação”, considera Sirlange.

A ação social arrecadou 31 toneladas de alimentos não perecíveis  - Fábio Rogério
A ação social arrecadou 31 toneladas de alimentos não perecíveis (crédito: Fábio Rogério )

 

Roda-gigante

Vinda da Itália, a roda-gigante chegou em Sorocaba no dia 28 de julho e funcionou até o último domingo (15). Ela tem 36 metros de altura e 24 cabines, que acomodam até seis pessoas, cada uma. Havia, inclusive, cabines com acessibilidade para cadeirantes.

A atração foi instalada na avenida Doutor Luiz Mendes de Almeida, número 2561, no Parque Santa Isabel, ao lado da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). Do ponto mais alto da atração, os visitantes puderam desfrutar de uma vista panorâmica da cidade. Os frequentadores precisaram seguir todos os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19, como uso de máscara de proteção e álcool em gel. (Vinicius Camargo)