Buscar no Cruzeiro

Buscar

367 anos

Confira como foram as comemorações de aniversário de Sorocaba

Os eventos aconteceram sábado (14) e domingo (15) em diversos pontos da cidade

16 de Agosto de 2021 às 10:45
Kally Momesso [email protected]
Estacionamento em frente do Paço Municipal receberá parte das ações.
Estacionamento em frente do Paço Municipal receberá parte das ações. (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (15/8/2020))

Após 18 meses sem festividades presenciais, Sorocaba reuniu a população durante a comemoração do aniversário de 367 da cidade. Os eventos aconteceram sábado (14) e domingo (15) em diversos pontos. As ações foram programadas pela Prefeitura de Sorocaba para ocorrer ao ar livre e seguir os protocolos sanitários e de segurança contra a Covid-19. 

No sábado (14), o drive-thru sustentável abriu as festividades às 8h, em frente ao Paço Municipal. Centenas de pessoas participaram “TEM Mais Verde”, organizado pela emissora TV TEM, com o apoio da Prefeitura de Sorocaba e do Coletivo Lixo Zero Sorocaba. A ação ambiental contou com a adoção de 2,1 mil mudas de árvores pela população e a coleta adequada de 2,3 toneladas de resíduos eletrônicos, além de pilhas, baterias e 330 litros de óleo de cozinha usado.

Todo o material foi recolhido pelas equipes do projeto Metareciclagem (Sedettur) e do Coletivo Lixo Zero Sorocaba - Divulgação/Secom
Todo o material foi recolhido pelas equipes do projeto Metareciclagem (Sedettur) e do Coletivo Lixo Zero Sorocaba (crédito: Divulgação/Secom)

Às 10h, foi lançado o programa “Sorocaba tem Pressa“, na rua Augusto Lippel, no bairro Campolim. A iniciativa também fez parte do calendário especial de celebração ao aniversário da cidade. Trata-se da primeira ação do programa, criado para conferir agilidade às obras de mobilidade urbana por toda a cidade, cujo lançamento também ocorreu na ocasião. 

A rua fica na zona sul da cidade - Divulgação/Secom
A rua fica na zona sul da cidade (crédito: Divulgação/Secom)

Aconteceu, ainda no sábado (14), o projeto 'Música na Praça Drive-in'. O evento, que se iniciou às 18h e terminou às 21h, aconteceu no Parque das Águas. A atração contou com apresentações de DJs e encerrou a agenda do primeiro dia de comemorações ao aniversário da cidade.

Durante o evento, as famílias, em seus respectivos carros, podem acompanhar as apresentações musicais - Manuel Garcia
Durante o evento, as famílias, em seus respectivos carros, podem acompanhar as apresentações musicais (crédito: Manuel Garcia)

Na data

No domingo (15), dia do aniversário de Sorocaba, a primeira atração foi no Largo de São Bento, às 8h, com ato cívico. O evento contou com a presença do prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), de vereadores da Câmara de Sorocaba, do secretário da Cultura Luiz Antônio Zamuner, e demais autoridades. A cerimônia, tradicional em toda programação do aniversário de Sorocaba, teve hasteamento das bandeiras e apresentação da Banda Regimental de Música do Comando de Policiamento do Interior (CPI-7).

Ato Cívico no Largo do São Bento abriu comemorações pelo aniversário de Sorocaba neste domingo (15). - Fábio Rogério
Ato Cívico no Largo do São Bento abriu comemorações pelo aniversário de Sorocaba neste domingo (15). (crédito: Fábio Rogério)

O Paço Municipal recebeu, das 9h às 12h, balonismo de exibição. Os balões não foram abertos ao público, mas ficaram em exposição para que as pessoas que foram até o estacionamento do Paço Municipal pudessem tirar fotos e fazer as chamadas "selfies", que ficaram mais coloridas. A exposição de Balonismo atraiu milhares de pessoas ao local. Em seguida, outras atividades, como feira de ambulantes, ocorreu até às 14h.

Exposição de balões no Paço Municipal em comemoração ao aniversário de Sorocaba. - Fábio Rogério
Exposição de balões no Paço Municipal em comemoração ao aniversário de Sorocaba. (crédito: Fábio Rogério)

A programação de aniversário da cidade também contou com a segunda edição da Cavalgada Solidária. O evento reuniu centenas de pessoas em frente ao Paço. A Cavalgada contribuiu para arrecadar alimentos para a campanha 'A FOME NÃO É FAKE', da Prefeitura de Sorocaba. Além do prefeito Rodrigo Manga, o evento contou com a presença de vereadores e demais autoridades municipais. 

Segunda edição da Cavalgada Solidária ocorreu neste domingo (15) em comemoração aos 367 anos de Sorocaba. - Secom/Sorocaba
Segunda edição da Cavalgada Solidária ocorreu neste domingo (15) em comemoração aos 367 anos de Sorocaba. (crédito: Secom/Sorocaba)

Às 9h, foi realizado um passeio ciclístico, com concentração no Centro Esportivo Pinheiros, que seguiu até o Parque das Águas. Lá, das 9h às 12h, a população pôde desfrutar de oficinas esportivas, apreciar a apresentação da Orquestra Filarmônica Jazz Sesi/Senai e saborear as deliciosas comidas de uma feira gastronômica.

Passeio Ciclístico em comemoração ao aniversário de Sorocaba. - Fábio Rogério
Passeio Ciclístico em comemoração ao aniversário de Sorocaba. (crédito: Fábio Rogério)

A praça Laudelino Amaral, no bairro Nova Sorocaba, contou com uma série de atividades durante o dia. Os Ônibus Azul e Rosa e o trailer de odontologia atenderam no local. Além disso, famílias em situação de vulnerabilidade previamente cadastradas receberiam cestas básicas. 

A exposição de carros antigos, chamada de 'Pit Stop Solidário', também reuniu milhares de pessoas e cerca de 500 veículos no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). O evento atraiu amantes de carros antigos, famílias, e o público em geral. A exposição começou às 11h e, no local as pessoas puderam contribuir com a campanha 'A FOME NÃO É FAKE', com a doação de um quilo de alimento não perecível.

Exposição de carros antigos atrai milhares de pessoas ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). - Fábio Rogério
Exposição de carros antigos atrai milhares de pessoas ao Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). (crédito: Fábio Rogério)

Das 10h às 17h, o Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, fechou a programação de aniversário com feira de artesanato e de adoção de cães e gatos, passeio de motos e também com o Ônibus Cultural.

Apesar das orientações sobre a necessidade de seguir os protocolos sanitários contra o novo coronavírus, durante alguns eventos, pessoas que participavam das atrações retiraram as máscaras de proteção.

Galeria

Confira a galeria de fotos