Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

Iniciativa sustentável fez destinação correta de resíduos eletrônicos

A ação ambiental integrou a programação comemorativa aos 367 anos de fundação de Sorocaba

14 de Agosto de 2021 às 18:34
Da Redação [email protected]
Todo o material foi recolhido pelas equipes do projeto Metareciclagem (Sedettur) e do Coletivo Lixo Zero Sorocaba
Todo o material foi recolhido pelas equipes do projeto Metareciclagem (Sedettur) e do Coletivo Lixo Zero Sorocaba (Crédito: Divulgação/Secom)

Das 8h às 15h deste sábado (14), centenas de pessoas participaram do drive-thru sustentável “TEM Mais Verde”, organizado no estacionamento em frente ao Paço Municipal. A ação ambiental, que integrou a programação comemorativa aos 367 anos de fundação de Sorocaba (15 de agosto), contou com a adoção de 2,1 mil mudas de árvores pela população e a coleta adequada de 2,3 toneladas de resíduos eletrônicos, além de pilhas, baterias e 330 litros de óleo de cozinha usado.

Com o objetivo de estimular práticas ambientalmente corretas de reciclagem, assim como o plantio de árvores na cidade, a iniciativa teve a participação do prefeito Rodrigo Manga, servidores da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), Secretaria da Saúde (SES), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba) e Urbes – Trânsito e Transportes. Ação foi realizada pela emissora TV TEM, com o apoio da Prefeitura de Sorocaba e do Coletivo Lixo Zero Sorocaba.

“Agradeço à TV Tem, que junto com a Prefeitura e o Coletivo Lixo Zero, abrilhantou a nossa programação de aniversário de Sorocaba com o drive-thru sustentável, contribuindo para o meio ambiente, seja por meio do incentivo ao plantio de árvores ou, ainda, pela destinação correta a diferentes tipos de resíduos”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

O secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Prieto, também avaliou a ação como um verdadeiro sucesso. “Doamos mais de 2 mil mudas, que foram produzidas pelos nossos funcionários no viveiro municipal, o ‘Hortinho’. Esse é um grande presente para a nossa querida Sorocaba. Uma ação ambiental que só traz benefícios para a cidade, garantindo qualidade de vida à população”, declarou o titular da pasta.

Entre os inúmeros benefícios, as árvores são responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão, provenientes de agentes poluidores.

Drive-thru sustentável

Em uma das primeiras estações do drive-thru sustentável, o cidadão, sem sair do carro, pôde entregar resíduos eletrônicos, pilhas, baterias e óleo de cozinha usado, evitando que esses itens sejam descartados de forma inadequada na natureza, impactando a saúde pública e gerando danos ao meio ambiente.

Todo o material foi recolhido pelas equipes do projeto Metareciclagem (Sedettur) e do Coletivo Lixo Zero Sorocaba e destinado à Synctronics, responsável por dar a destinação ambientalmente correta a peças de notebooks, impressoras, celulares, tablets, monitores, televisões, equipamentos de som, eletroportáteis em geral, entre outros resíduos.

Já, a Sema, também em sistema de drive-thru, foi a responsável pela distribuição de mudas de árvores de oito espécies nativas diferentes, como ipê-branco, ipê-amarelo, ipê-roxo, grumixama, araçá-roxo, jenipapo, jabuticaba e cerejeira-do-rio-grande. Os funcionários da secretaria auxiliaram os moradores a escolherem a espécie mais adequada para sua necessidade, assim como forneceram informações importantes, como as características de cada espécie, época da sua floração e a altura máxima que cada uma atinge.

O eletricista José Henrique Gomes, que reside no Cajuru, participou do drive-thru sustentável no Paço Municipal. Além de levar dezenas de pilhas, televisão, celular e uma impressora, que já não funcionavam mais, para a devida coleta e reciclagem, o morador ainda adotou uma muda de ipê-amarelo, ao final do percurso. “Foi ótimo. Aproveitei para trazer esses produtos que estavam em casa, sem uso, e ainda estou levando uma muda de árvore para plantar no meu quintal. O meio ambiente da nossa cidade agradece”, declarou.

Outra munícipe que participou da ação foi Mariângela Galvão, moradora do Jardim do Sol, que aproveitou a oportunidade e levou uma muda de ipê-roxo para plantar em seu sítio.

Durante a atividade, a equipe da Vigilância em Saúde, da Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde, orientou o público sobre prevenção a doenças, como a Dengue, a Raiva e a Leishmaniose Visceral, distribuindo material educativo, além da instalação de um grande inflável, o “Mosquitão”, para chamar a atenção da população quando aos hábitos preventivos à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Quem também contribuiu com o evento foi a equipe educativa do Saae/Sorocaba, que levou ao público a temática do consumo consciente de água e combate ao desperdício, com material informativo sobre dicas de economia.

Também foram arrecadados alimentos não-perecíveis em prol da campanha “A Fome não é Fake!”, do Fundo Social de Solidariedade (FSS), que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social ou emergencial em Sorocaba, cadastradas e atendidas pela Secretaria da Cidadania (Secid). Ainda, prestigiaram a ação os secretários Robson Coivo (Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico), Fernanda Burattini (Comunicação), Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras) e o controlador-geral do Município, Carlos Alberto Maia.