Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba

PTS terá Núcleo de Engenharia na Construção 4.0

Os entendimentos para a instalação do complexo tiveram sequência na última quinta-feira (12)

14 de Agosto de 2021 às 18:20
Da Redação com Prefeitura de Sorocaba [email protected]
Ao longo do dia, representantes de entidades também puderam conhecer a estrutura do PTS
Ao longo do dia, representantes de entidades também puderam conhecer a estrutura do PTS (Crédito: Divulgação/Secom)

Com o propósito de desenvolver tecnologia e engenharia para a construção na área de infraestrutura, o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) deverá receber, ainda neste ano, o Núcleo de Engenharia na Construção 4.0 (NECSOR 4.0). Os entendimentos para a instalação do complexo tiveram sequência na última quinta-feira (12), quando o presidente do PTS, Nelson Tadeu Cancellara, recebeu a visita de mais de 40 empresários do setor, bem como de autoridades.

Ao longo do dia, representantes de entidades, como a Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi), o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicon), o Instituto de Engenharia e a Deloitte Brasil, empresa líder na área de auditoria, consultoria e assessoria financeira, também puderam conhecer a estrutura do Parque Tecnológico de Sorocaba.

Nelson Cancellara explica que o NECSOR 4.0 vai atender ao Programa Brasileiro de Engenharia e Construção Civil (ProEC 4.0) e que o encontro realizado no Parque Tecnológico resulta de um diálogo iniciado com essas empresas e entidades do setor há cerca de três meses. “O encaminhamento que está sendo dado, com o protagonismo do Parque Tecnológico de Sorocaba, é mais um presente que Sorocaba recebe na semana em que completa 367 anos”, comemorou Cancellara. “A união de todas essas entidades, somadas às universidades que já estão presentes aqui e mais o Poder Público, será fundamental para a expansão da área de construção do PTS e, principalmente, a ampliação das nossas atividades”, completou.

Para o presidente da Abemi, Gabriel Aidar Abouchar, a criação do NECSOR 4.0 constitui um importante marco. “Este encontro, no Parque Tecnológico de Sorocaba, é vital para que possamos nos estruturar e avançar na área da construção de infraestrutura brasileira”, comentou o executivo. “As empresas que não inovarem e não aderirem à tecnologia ficarão obsoletas”, finalizou.

Por sua vez, o presidente do Instituto de Engenharia, Paulo Ferreira, destacou que a reunião no PTS foi mais uma demonstração de esperança para a inovação do setor. “A união das entidades que vão compor o NECSOR 4.0, aliada à força do Parque Tecnológico de Sorocaba, trará uma nova era para as grandes obras realizadas no país”, afirmou o presidente do Instituto. “Vamos gerar empregos e ganhar visibilidade, inclusive no cenário internacional.”

A Deloitte, que tem sua matriz em Nova York (EUA), também ratificou o interesse em estar no projeto a ser implantado no PTS. “Vamos participar de maneira gratuita, pois, se gerarmos aumento de produtividade na área de infraestrutura, que hoje representa cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), conseguiremos obter um avanço importante no país como um todo”, observou a coordenadora do Centro de Excelência da empresa, Danielle Ávila.

ProEC 4.0

O programa que vai auxiliar na implantação do NECSOR 4.0 no Parque Tecnológico de Sorocaba visa implementar tecnologia para aceleração de grandes obras, tais como rodovias, pontes e usinas. O objetivo é dar mais rapidez à execução e entrega dos serviços, gerando economia e mais agilidade nos processos. Países, como China e Canadá, por exemplo, já aderiram ao ProEC 4.0. O Brasil ocupa o sétimo lugar, atualmente, no ranking mundial nesse segmento, segundo a Prefeitura.

O PTS tem como finalidade disseminar a cultura da inovação e do empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável de Sorocaba e região, por meio da articulação entre o Poder Público, instituições de ensino superior, setor empresarial e indústrias, acelerando, assim, a transformação do conhecimento em riqueza.

Atualmente, conta com mais de cem startups residentes e não residentes em processo de aceleração, além de laboratórios, universidades e empresas de base tecnológica. Saiba mais em: www.parquetecsorocaba.com.br.